Please enter banners and links.


36ª Famuse celebra a originalidade e os talentos do Seridó

Feira de Artesanato acontece na Ilha de Sant’Ana

A Famuse – Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó surgiu com o objetivo de valorizar o artesanato regional, reconhecido em âmbito estadual e nacional. Ao longo do tempo, a feira se consolidou como um dos mais importantes eventos do segmento no Rio Grande do Norte. O tema escolhido para a 36ª edição – “Originalidade e Talentos do Seridó” – não foi em vão, ao representar a essência do evento e o legado de sua história.

Coordenadora da Famuse, Arlete Silva destaca que a feira surgiu em 1983 com cinquenta barracas montadas ao lado da igreja. Àquela época, o tema do evento foi “Orgulho de um Povo”, demonstrando o amor pelo ofício tão peculiar e característico do povo seridoense. A feira depois passou pela Igreja do Rosário, Catedral de Sant´Ana e, hoje, a Famuse acontece no Complexo Turístico Ilha de Sant´Ana.

Arlete recorda que no período do surgimento da feira, foi lançado o Programa de Artesanato do Estado, com cursos de qualificação, lançamento de crédito, matéria-prima a custo acessível e incentivo para aquisição de maquinário para os artesãos.

A Famuse tomou uma proporção tamanha que hoje, além de artesanato, há estandes da indústria, serviços, agricultura familiar, além do melhor da culinária regional e palco para os artistas da terra se apresentarem. A feira expõe o melhor do artesanato regional e potiguar, como também da Paraíba, Ceará e Pernambuco.

A 36ª Famuse será realizada de 24 a 28 de julho, no Espaço Cultural Maria Vale, na Ilha de Sant´Ana. O evento é realizado pelo CRACAS – Comitê Regional das Associações e Cooperativas de Artesãos do Seridó e conta com apoio do Governo do Estado, Governo Cidadão, Grupo Banco Mundial, Município de Caicó, Sebrae RN e SESC RN.