43ª Exposição Agropecuária do Seridó acontece de 20 a 22 de maio em Caicó

Exposição Agropecuária de Caicó - (FOTO: Blog do Cardoso Silva)
Exposição Agropecuária de Caicó – (FOTO: Blog do Cardoso Silva)

A cidade de Caicó sedia nos próximos dias 20, 21 e 22 de maio a 43ª Exposição Agropecuária do Seridó, que faz parte do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape). A expectativa é reunir em torno de mil animais, entre caprinos, ovinos e bovinos, em uma programação que inclui julgamento de raças, exposição de animais, leilão, shows culturais e comercialização de artesanato regional.

O evento acontece no Parque de Exposição Walfredo Gurgel e a abertura oficial está marcada para sexta-feira (20), às 19h, com a presença do secretário de Agricultura Guilherme Saldanha. “A exposição de Caicó é de extrema importância para toda a região do Seridó porque movimenta a economia dos municípios do entorno, além de oferecer uma programação diversificada para a população”, frisa o secretário.

Os bancos do Brasil e do Nordeste estarão na exposição oferecendo linhas de crédito especiais para os produtores rurais. De acordo com Saldanha, ampliar o diálogo com as instituições financeiras e desburocratizar o acesso do produtor ao crédito serão alguns de seus principais objetivos à frente da Sape.

A entrada dos animais acontece na quarta e quinta-feira, e na sexta, a partir das 13h, tem início a mensuração dos caprinos e ovinos que participarão do julgamento de raças. No sábado, a partir das 8h, começa o julgamento desses animais. A noite, às 20h, está marcado o Grande Leilão Seridó, tradicional na programação do evento, e que deve levar ao pregão 40 lotes de animais de alta qualidade. Foram colocados à venda 60 currais para caprinos e ovinos, 40 para bovinos e 160 argolas. Serão entregues R$ 12 mil em prêmios para os vencedores dos julgamentos.

A 43ª Exposição Agropecuária do Seridó é realizada pela Sape em parceria com a Prefeitura de Caicó, Associação de Caprinos e Ovinos do RN (ANCOC), Associação Seridoense de Criadores (ASSERC), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Faern/Senar e Sebrae.