1º BEC vai recuperar BR 427 entre Currais Novos e o estado da Paraíba

Buracos na BR 427 entre Acari e Jardim do Seridó – (Foto: Toscano Neto)

O Primeiro Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Caicó, vai fazer a recuperação asfáltica da rodovia federal, BR 427. A informação foi confirmada pelo comandante do batalhão, o tenente-coronel Carlos Cardoso, em entrevista na Rádio Caicó.

O trecho que será recuperado é entre a cidade de Currais Novos e o estado da Paraíba, passando por Caicó.

O início da obra ainda não está definido, mas, o comandante Carlos Cardoso, disse que estão finalizando as tratativa legais e talvez até o final do ano de 2017, comecem a trabalhar no trecho.

O tipo de serviço a ser feito não foi adiantado pelo tenente-coronel.



15ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) estreia em Natal dia 2 de novembro no Cinemark Midway Mall

15ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) estreia em Natal

O mundo dos sonhos do cinema exclusivo para crianças está de volta a Natal. O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que chega à sua 15ª edição como o único festival do gênero no país, estará na capital de 02 a 12 de novembro, Cinemark Midway Mall. Este ano, a programação reunirá 120 filmes de 25 países, concentrando mais que o triplo de lançamentos do gênero no Brasil em um só evento. O ingresso meia-entrada para todos custa apenas R$ 12,00.

Com patrocínio do Ministério da Cultura, BNDES, Petrobras, Cinemark, Prefeitura do Natal, Lei Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura, Unimed Natalapoio institucional da UFRN, apoio do Telecine, Globo Filmes, TV Brasil, Afinal Filmes, o FICI exibirá curtas, médias e longas-metragens, brasileiros e internacionais, mostras especiais, além de oficinas e debates.

O festival abre espaço, estimula, conta e reconta a produção audiovisual brasileira direcionada ao público infanto-juvenil através dos debates do Fórum Pensar a Infânciaque acontece de 6 a 9 de novembro, na UFRN, em Natal.



Reunião vai discutir organização da feira livre de Caicó

O Ministério Público do Rio Grande do Norte havia recomendado ao prefeito de Caicó, Batata Araújo, e à secretaria de Infraestrutura que notificassem os feirantes para que, ao final da feira livre realizada aos sábados na rua Olegário Vale, desobstruam a via.

Segundo a recomendação, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), os feirantes devem retirar imediatamente após o fim da feira todo o material utilizado, a exemplo de barracas, tabuleiros, caixotes e mercadorias. Com o objetivo de normatizar essa questão, a prefeitura convidou os feirantes para uma reunião no dia 1º de novembro, no Centro Administrativo.

Basicamente, a reunião vai tratar sobre a recomendação do MP em relação à feira livre.  E a intenção do Município é justamente buscar uma solução, para evitar que qualquer feirante seja prejudicado, além de mantê-los trabalhando durante toda a semana, conforme horário a ser discutido.



Solos de violino e maestro búlgaro dão toque especial nas “Quartas Clássicas” no Teatro Riachuelo

Tocante e profundo, capaz de produzir sons aveludados e melodias inconfundíveis. Essas são algumas das características do violino, um dos principais instrumentos para compor uma orquestra sinfônica e é ele que será a peça nas mãos do solista, Ronedilk Dantas (Brasil), regido pelo também convidado Dian Tchobanov (Bulgária), conhecido por seus concertos e performances em várias cidades europeias, que se encontram com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), no projeto “Quartas Clássicas”, com direção artística de Linus Lerner, dia 25 (quarta-feira), em apresentação gratuita, no Teatro Riachuelo, às 20h.

A  OSRN segue temporada 2017, com o VII Concerto Oficial, através dos projetos Movimento Sinfônico e “Quartas Clássicas”. No repertório, clássicos de Felix Mendelsohn (1847) e Camille Saint-Saëns (1921). O lote, a ser retirado pela Internet(http://www.orquestrasinfonicadorn.com.br/), com inscritos na última quarta-feira (18), para resgate na Fundação José Augusto, nos dias 23 e 24 de outubro, das 13h às 16h, esgotou em tempo recorde de quatro minutos. O segundo lote será distribuído para o público no dia do Concerto (25), a partir das 12h, na bilheteria do Teatro Riachuelo.

A Orquestra Sinfônica do RN é patrimônio imaterial do Estado do Rio Grande do Norte e, para a sua manutenção, conta com patrocínio do Cemitério e Crematório Morada da Paz, Colégio CEI Mirassol, da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado, Prefeitura do Natal e Unimed Natal, através da Lei Djalma Maranhão, além do apoio cultural do Teatro Riachuelo, Opus Promoções, Hotel Red Roof Inn, dos restaurantes Camarões, Poti e La Cachette. A realização é responsabilidade da Fundação José Augusto e Mapa Realizações Culturais.

Convidados

(Solista) Ronedilk Dantas iniciou seus estudos musicais em 1979, em João Pessoa, ingressando no ano seguinte no curso de Extensão da Universidade Federal da Paraíba, onde dedicou-se ao violino sob orientação do professor Yerko Tabilo, tornando-se bacharel em Música no ano de 1994. Ao longo de sua formação, participou de vários festivas nacionais e internacionais, tendo oportunidade de ser orientado por mestres como Erich Lehninger, Elisa Fukuda, Sidney Harth, Robert McDuff, Imanuel Wilheim, Paulo Bosísio e Violeta de Gainza, nas áreas de violino, prática de orquestra, música de câmara e musicologia, além de vencer concursos na área. Atualmente, é professor de violino da Escola de Música da UFRN.

(Maestro) Dian Tchobanov é natural da Bulgária, com mestrado na State Musical Academy (Sofia) em 1997 e da Universidade de Música de Viena (Uroš Lajović – direção da orquestra e Konrad Leitner – correlação) em 2001. Realiza concertos e performances de ópera em diversas cidades da Europa, como Viena, Verona, Budapeste, Frankfurt, Estugarda, Meiningen, Amsterdã, Roterdã, Den Haag, Antwerpen, Eindhoven, Praha, Zagreb, Rijeka, Skopje, Porto, Palermo, Sofia e bem como em Israel, Grécia, além dos Estados Unidos, Brasil e China. Atualmente, é maestro convidado permanente na ópera nacional Zagreb e já venceu o Prêmio Plovdiv.



Projeto do Memorial Itinerante Wilma de Faria será apresentado em Natal nesta terça (24)

Projeto do Memorial Itinerante Wilma de Faria será apresentado em Natal nesta terça (24)

O projeto de resgate da história da ex-governadora Wilma de Faria será apresentado em um evento na próxima terça-feira (24), a partir das 17 horas, no Imirá Plaza Hotel, na Via Costeira. O evento contará com a presença de amigos, familiares e jornalistas que terão a oportunidade de conhecer um pouco do que será levado às principais cidades-polo do Rio Grande do Norte.

Batizado de “Memorial Itinerante Wilma de Faria: a história da Guerreira”, a proposta é contar um pouco da trajetória dela desde a juventude até assumir o Governo do Estado como a primeira mulher a ocupar o posto na história do RN. A cidade de Caicó será a primeira a receber a exposição entre os dias 26 e 28 de outubro.

Dentre as idealizadoras do projeto, que conta com amigos e familiares, está a socióloga e filha da ex-governadora, a deputada estadual Márcia Maia. Para ela, resgatar a trajetória de Wilma é contar também um pouco da história do Rio Grande do Norte e do protagonismo feminino no estado. A exposição conta com o apoio técnico de um historiador e a curadoria de Telma Cerveira. “É uma forma de homenagear o legado construído e deixado por ela, mas também de contar a história do nosso estado através dos avanços socioeconômicos, do crescimento das cidades e das grandes obras estruturantes e sociais que transformaram a vida e a realidade do cidadão norte-riograndense“, ponderou Márcia.

Sobre Wilma de Faria

Wilma Maria de Faria nasceu em Mossoró e cresceu em Caicó, no Seridó do RN. Filha de Morton Mariz de Faria e Francisca Sales P. de Faria, foi graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instituição da qual também foi professora. Especializou-se em Sociologia e mestrado em Educação.

A trajetória política foi marcada pelo pioneirismo e pela ousadia. Em 1986 foi eleita a primeira deputada federal do RN, cuja atuação recebeu nota 10 do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – Diap. Integrou o “lobby do batom”, uma luta pelos direitos das mulheres, durante o debate da Constituição Cidadã de 1988.

Em 1989 tornou-se a primeira prefeita de Natal, cidade que administraria por mais dois mandatos: 1996 e 2000. Em 2002, foi eleita a primeira mulher a governar o RN e se reelegeu em 2006. Em 2012, foi eleita vice-prefeita de Natal. Presidiu o Partido Socialista Brasileiro (PSB) por 20 anos. Em 2016, assumiu a presidência do Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) e se elegeu vereadora de Natal.



Agripino participa de homenagem a empreendedores na Academia Norte-Riograndense de Letras

Agripino participa de homenagem a empreendedores na Academia Norte-Riograndense de Letras

Destacando a importância da defesa da empregabilidade no Rio Grande do Norte, o senador José Agripino participou na noite deste sábado de evento na Academia Norte-Riograndense de Letras (ANRL). A cerimônia foi idealizada para conceder o troféu Mecenas Potiguar e o Título de Benemérito aos empreendedores Flávio Rocha, João Claudino, Marcelo Alecrim e Pedro Alcântara. A solenidade na ANRL foi comandada pelo presidente Diógenes da Cunha Lima e contou com saudação especial do jornalista Gaudêncio Torquato, sócio de Honra da Academia.

Fiz questão de aplaudir a homenagem da intelectualidade potiguar a quem gera milhares de empregos no Rio Grande do Norte e em todo Brasil“, destacou o parlamentar lembrando do espírito de empreendedor de cada homenageado. “Empreender no Brasil não tem sido tarefa fácil, essas personalidades exaltadas hoje pela Academia, de fato, merecem nosso reconhecimento“.

Agripino é autor no Senado Federal de vários projetos de lei relacionados ao empreendedorismo, incluindo o Prêmio Jovem Empreendedor. “Essa bandeira faz parte de um elenco de projetos de minha autoria que visam estimular o empreendedorismo no Brasil. Empreendedorismo, aliás, que é ‘pedra de toque’ para qualquer país capitalista que objetive crescer pelo talento das pessoas”, afirmou o senador, que é autor de outros três projetos de lei que incentivam o setor.

Também participaram da cerimônia na ANRL o senador Garibaldi Alves, o presidente da FECOMERCIO Marcelo Queiroz, entre outros.



Aluno que disparou contra colegas foi motivado por Bullying

O adolescente que abriu fogo contra colegas, na manhã desta sexta-feira (20), matando dois alunos e deixando quatro feridos, em uma escola particular de Goiânia, era vitima de bullying. A informação foi confirmada pelo delegado Luiz Gonzaga Júnior, titular da Delegacia Estadual de Apuração de Atos Infracionais (Depai).

De acordo com o Luiz Gonzaga, que concedeu entrevista coletiva na tarde desta sexta (20), uma das vítimas fatais era o principal autor das chacotas que motivaram o adolescente a cometer o crime. “Ele resolveu executar e matar pessoas. Primeiro esse colega, desafeto dele, e em seguida, ficou com vontade de matar mais. Isso no momento da execução. Ele inclusive se prontificou e falou para todo mundo ‘vocês vão todos morrer“.

O delegado contou que após fazer os primeiros disparos, o garoto começou a escolher as vítimas aleatoriamente. Morreram ainda na sala de aula, os estudantes João Vitor Gomes e João Pedro Calembo, ambos de 14 anos. Os outros quatro alunos feridos (três meninas e um menino) foram levados para um hospital, onde estão internados.

O aluno, segundo a Polícia, teria se inspirado em outros massacres a tiros em colégios e planejou o ataque durante dois meses. A arma usada no crime, uma pistola .40 é da mãe do garoto, Policial Militar, assim como o pai.

O delegado ainda comentou que o autor dos disparos tem histórico de ótimo aluno, sem registros de problemas disciplinares.



Começa hoje briga por vaga na 1ª divisão do Campeonato Potiguar

Tribuna do Norte – A segunda divisão do futebol potiguar vai começar hoje com o confronto entre Mossoró x Palmeira, que será realizado no estádio Leonardo Nogueira, a partir das 17 horas. A segunda partida dessa rodada de estreia, que estava marcada opara o Barrettão, entre Força e Luz x Visão Celeste, foi adiada para o próximo dia 25 e teve o local alterado para Arena das Dunas, com o início previsto para às 15 horas.

A comissão de arbitragem já definiu os nomes dos trios de arbitragem que irão trabalhar nos dois confrontos. Os escolhidos para comandar neste domingo foram o árbitro: Leandro de Sales, que terá como assistes João Henrique Queiroz da Silva e Alex Batista da Silva. O quarto árbitro será Diego Leonardo Coutinho.

A partida da Arena das Dunas será comandada pelo árbitro Alciney Santos de Araújo, juntos com os assistentes José Givanilson M. dos Santos e Reinaldo de Souza Moura. Diego Neylton de Medeiros complementará o quadro.



Mega-Sena acumula e prêmio para próximo concurso é estimado em R$ 16 milhões

Mega-Sena deve pagar 16 milhões no próximo sorteio

ABr – O concurso número 1.980 da Mega-Sena, sorteado ontem (21) à noite, não teve acertadores e acumulou prêmio estimado em R$ 16 milhões para o próximo concurso, que ocorrerá na quarta-feira (25). As dezenas sorteadas foram: 12, 16, 17, 18, 34, 37.

As apostas podem ser feitas até as 19h de quarta-feira, em qualquer casa lotérica do país. O valor mínimo, para jogar seis números, é R$ 3,5. Quanto mais números, maior o preço da aposta.

A Mega-Sena paga o prêmio principal a quem acertar os seis números sorteados. Quem acerta cinco ou quatro números também é premiado, mas com valores menores que os do prêmio principal.

Na última quinta-feira (19), um apostador de Muzambinho (MG) levou sozinho o prêmio principal de R$ 3,9 milhões do concurso 1.979.



“Entraremos em um ciclo de oito ou nove anos de chuvas mais regulares”, Luiz Carlos Molion

A tendência, agora, é de quebrar um ciclo que já vinha ocorrendo. As pessoas quase sempre se referem ao passado mais recente, como 2015 e 2016. Mas se olharmos os dados, veremos que vem desde 2010. Esse ciclo, de oito anos, está sendo quebrado agora e entraremos em um outro ciclo de oito ou nove anos em que as chuvas estarão mais regulares. Não há nenhuma perspectiva de termos uma seca severa como essa desse período. No fundo, nessas situações, há um efeito cumulativo. Quando alternam anos chuvosos e secos, não afeta tanto. Mas numa sequência como essa, praticamente desde 2010, os recursos hídricos disponíveis vão se esgotando. Esse ciclo terminou e acredito que pelos próximos nove ou dez anos não teremos nenhum evento de seca severa, mesmo que ocorra algum ano com chuvas abaixo da média.

Do meteorologista, Luiz Carlos Molion, em entrevista ao jornalista Hudson Helder, da Tribuna do Norte



Vasco e Coritiba empatam na abertura da rodada

Vasco empata com o Coritiba

Abrindo a 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, Vasco e Coritiba se enfrentaram neste sábado (21), no Maracanã. O time carioca saiu na frente, e o Coxa buscou o empate: 1 a 1.

O gol da equipe da casa foi marcado aos 15 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio de Nenê, o meia Matheus Galdezani tentou o corte, mas acabou cabeceando contra o patrimônio: 1 a 0. Na volta do intervalo, o Vasco pressionou o Coxa buscando o segundo gol, mas foi o time visitante que conseguiu marcar. Aos 21, Rildo driblou Jean e finalizou de canhota: 1 a 1.

Com o resultado, o Vasco segue na oitava posição, agora com 43 pontos. O Coritiba, com 32, ocupa o 18º lugar.



CSA fatura título inédito da Série C do Brasileiro

CSA é campeão da Série C do Brasileirão 2017

Dia histórico em Alagoas! Neste sábado (21), o CSA conquistou o título inédito da Série C do Campeonato Brasileiro 2017 ao empatar em 0 a 0 com o Fortaleza – na ida, o Azulão venceu por 2 a 1. O Rei Pelé foi o palco da festa da torcida azulina, que lotou o estádio para apoiar o time até o apito final e soltar o grito de “é campeão!”.

A conquista histórica coroa a boa campanha do CSA, que garantiu o acesso e estará na Série B em 2018. O campeão terminou a competição com 12 vitórias, nove empates e apenas três derrotas.



Meteorologista Luiz Carlos Molion reafirma que 2018 terá bom inverno no Nordeste

Professor Luiz Carlos Molion reafirma inverno bom em 2018

O meteorologista, Luiz Carlos Molion, conversou com o Blog Sidney Silva na manhã desta sexta-feira (20), e reafirmou o que já tinha dito sobre a probabilidade de que o ano de 2018, seja de bom inverno. Ele disse que está em atuação, o fenômeno La Ñina que é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico. “Quando temos uma La Ñinha forte, temos chuvas no Nordeste. Esse fenômeno começou a se instalar no mês de agosto e pelos dados da semana passada, indicam que praticamente, mais da metade do Pacífico, inclusive, algumas regiões estão 3 ou 4 graus a baixo da média, ou seja, está bem frio”, disse.

Ouça o áudio da entrevista:



Roteiro turístico com vivências culturais revela encantos de Natal

Rendeira Dona Maria ensina como fazer o bilro

Não é somente sol, mar e passeios de buggy que encantam os turistas que visitam Natal. O turismo de experiência que leva o visitante a mergulhar na cultura e artes manuais está atraindo pessoas do mundo inteiro para diversos países, inclusive o Brasil. Natal recebeu nesta semana um grupo do estado vizinho, a Paraíba, para conhecer parte do roteiro Natal Encantos Criativos da Vila de Ponta Negra, famosa pela praia homônima e o Morro do Careca, cartão postal da cidade do sol. O grupo de 20 pessoas experimentou três vivências a Vila das Artes, a Zoada do Bilro e as Bonequeiras da Vila.

O roteiro Natal Encantos Criativos www.natalencantoscriativos.com.br contempla dois dos territórios culturais mais badalados da cidade. Na Vila de Ponta Negra, além das Bonequeiras da Vila, Vila das Artes e Zoada do Bilro, o visitante ainda pode vivenciar os produtos Cores da Vila, Jangada Show e No Atelier com Lídia Quaresma. Já o bairro das Rocas oferece atividades como o grupo Axé Obá e a escola de samba Malandros do Samba, duas tradições culturais que se destacam no território pela força e trabalho da comunidade para preservar suas raízes afrobrasileiras.