Caicó: Direção da Caern suspende cobrança de faturas em bairros onde não chega água

A gerente regional da Caern, confirmou no programa Comando Geral da Rádio Caicó nesta quarta-feira (23), que diversos setores da cidade terão o faturamento da conta suspenso por causa da falta de água.

Os setores, são altos e por causa disso, a água não chega e nem chegará. As localidades são: Parte do Bairro Itans, Vila Carlindo Dantas, Alto do Picanço, parte alta do Bairro Walfredo próximo ao antigo Chafariz, Nova Caicó, parte alta do Bairro Recreio, próximo ao motel, e Bairros Frei Damião, Santa Clara e Bento XVI.

Nessas localidades a água não vai mais chegar. Nós lamentamos essa situação. Infelizmente nós não conseguiremos mais fazer com que a água chegue nesses setores pela nossa encanação, por isso, nós estamos suspendendo as faturas“, disse Rosi Gurgel.



PM recupera mais uma moto roubada em Caicó

Polícia ainda encontrou drogas, dinheiro, arma de fogo, munições e celulares

Policiais militares de Caicó recuperaram na tarde desta terça-feira (22), uma moto com queixa de roubo. A ocorrência foi registrada no bairro Walfredo Gurgel, na rua Eriberto Martiniano. A guarnição que fazia ronda no referido setor identificou o veículo com sinais de adulteração e resolveu abordar. Duas pessoas estavam na moto e entraram numa residência quando viram a viatura. Os policiais foram ao local e fizeram a abordagem constatando a adulteração e que era roubada.

Na mesma residência, foi encontrado um revólver de calibre 32 e certa quantidade de droga, além de munições e dinheiro fracionado.

Um casal e dois adolescentes foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil. Os dois maiores foram identificados como, Erivan Medeiros Campelo, de 18 anos e Andreza Ferreira de Azevedo, de 26 anos.

Mesmo fazendo mais de 72 horas que a moto havia sido roubada, não constava junto ao órgão do Sinesp o registro de roubo do veículo. Foi graças ao serviço do Copom que faz o registro da ocorrência que foi possível verificar que se tratava de um veículo roubado na cidade de Caicó, mais precisamente na noite do último sábado.



Servidor que atirou em três promotores é demitido do MPRN

Guilherme Wanderley Lopes da Silva foi demitido do MPRN – (Foto: Carlos Lima/Inter TV Cabugi)

O servidor Guilherme Wanderley Lopes da Silva, que atirou em três promotores de Justiça em março deste ano, foi demitido do cargo efetivo do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). A resolução que traz a demissão dele do cargo de técnico do MPRN foi publicada na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial do Estado.

No dia 24 de março passado, Guilherme Wanderley atentou contra a vida do então procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, do então procurador-geral de Justiça adjunto, Jovino Pereira da Costa Sobrinho, e do ex-coordenador Jurídico Administrativo do MPRN, Wendell Beetoven Ribeiro Agra, tendo atingido os dois últimos. Jovino Pereira foi atingido duas vezes no abdômen e Wendell Beetoven foi atingido uma vez nas costas. Os crimes foram cometidos na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal. Os três promotores de Justiça sobreviveram ao atentado.

Em julho passado, o Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aplicou a penalidade de demissão a Guilherme Wanderley. A decisão do CNMP ocorreu por unanimidade, na 13ª Sessão Ordinária de 2017, durante o julgamento de processo administrativo disciplinar (PAD).

Continue lendo



Com extinção e remanejamento Caicó sediará 5 Zonas Eleitorais

Caicó vai sediar pelo menos 5 Zonas Eleitorais com extinção e rezoneamento promovido pelo TRE-RN – (FOTO: Sidney Silva)

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, Desembargador Dilermando Mota e os demais os membros da corte eleitoral aprovaram, por unanimidade, na sessão ordinária da última terça-feira (15), a Resolução nº 07, de 15 de agosto de 2017, que determina a extinção e remanejamento de Zonas Eleitorais (ZEs) do interior do Rio Grande do Norte. A Resolução foi publicada nesta quarta-feira (16), no Diário de Justiça Eletrônico.

A proposta avaliada e votada pela corte eleitoral potiguar, foi elaborada a partir dos estudos técnicos e análises realizadas pelo Grupo de Estudo instituído pelo TRE/RN em maio deste ano, coordenado pelo Juiz da corte André Luis de Medeiros Pereira.

Após os estudos, a proposta aprovada preserva o maior número possível de zonas eleitorais no Rio Grande do Norte e cumpri a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), considerando o disposto na Resolução n.º 23.520, de 01 de junho de 2017, principalmente o seu art. 1º que determina que os tribunais regionais eleitorais deverão extinguir as zonas eleitorais localizadas no interior dos estados sob sua jurisdição, que não atendam aos parâmetros estabelecidos no art. 3º da Resolução – TSE n.º 23.422, de 2014, (com a redação dada pela Resolução – TSE n.º 23.512, de 2017).

EXTINÇÃO

No RN serão extintas sete Zonas Eleitorais:

1.      55ª ZE, com sede no município de Almino Afonso;
2.      56ª ZE, com sede no município de Cruzeta;
3.      57ª ZE, com sede no município de Governador Dix-Sept Rosado;
4.      59ª ZE, com sede no município de Jardim de Piranhas;
5.      60ª ZE, com sede no município de Marcelino Vieira;
6.      61ª ZE, com sede no município de Pedro Velho;
7.      66ª ZE, com sede no município de Arês.

REMANEJAMENTO DE SEDES

Serão remanejadas as sedes das seguintes zonas eleitorais:

·       23ª ZE sediada em Jardim do Seridó passando a ser sediada em Caicó;
·       46ª ZE sediada em Taipu passando a ser sediada em Ceará-Mirim;
·       49ª ZE sediada em Upanema passando a ser sediada em Mossoró;
·       54ª ZE sediada em Afonso Bezerra passando a ser sediada em Assú;
·       62ª ZE sediada em Poço Branco passando a ser sediada em João Câmara.

OUTROS REMANEJAMENTOS

Devido as alterações citadas acima, outros municípios também passarão por remanejamento:

a. Almino Afonso e Rafael Godeiro para a 37ª ZE, com sede em Patu;
b. Lucrécia e Frutuoso Gomes para a 39ª ZE, com sede em Umarizal;
c.  Cruzeta e São José do Seridó para a 22ª ZE, com sede em Acari;
d. Governador Dix-Sept Rosado para a 49ª ZE, com sede em Mossoró;
e. Jardim de Piranhas para a 26ª ZE, com sede em Caicó;
f. Timbaúba dos Batistas e São Fernando para a 23ª ZE, com sede em Caicó;
g. Marcelino Vieira para a 65ª ZE, com sede em Pau dos Ferros;
h. Tenente Ananias para a 41ª ZE, com sede em Alexandria;
i. Pedro Velho para a 11ª ZE, com sede em Canguaretama;
j. Montanhas para a 12ª ZE, com sede em Nova Cruz;
k. Arês e Senador Georgino Avelino para a 67ª ZE, com sede em Nísia Floresta;
l. Ielmo Marinho e Pureza para a 46ª ZE, com sede em Ceará-Mirim;
m. Jandaíra e Bento Fernandes para a 62ª ZE, com sede em João Câmara;
n. Afonso Bezerra para a 18ª ZE, com sede em Angicos;
o. Paraú para a 54ª ZE, com sede em Assú;
p. Ipanguaçu e Itajá para a 54ª ZE, com sede em Assú;
q. Lagoa d´Anta da 12ª ZE para a 15ª ZE, com sede em São José de Campestre;
r. Galinhos da 30ª ZE para a 52ª ZE, com sede em São Bento do Norte;
s. Tibau da 58ª ZE para a 49ª ZE, com sede em Mossoró;
t. Felipe Guerra da 35ª ZE para a 45ª ZE, com sede em Apodi;
u. Janduís da 37ª ZE para a 31ª ZE, com sede em Campo Grande;
v. Pedro Avelino da 54ª ZE para a 17ª ZE, com sede em Lajes;

IMPLANTAÇÃO

Para a implantação das mudanças, a Presidência do TRE-RN designou através da Portaria nº 212/2017-GP, os servidores que irão compor a Equipe de Projeto responsável pela implementação do rezoneamento no âmbito da Justiça Eleitoral. A equipe terá como Gerente de Projeto a servidora Jussara de Góis Borba Melo Diniz, chefe da 67ª Zona Eleitoral. Ao longo da implantação, dentre as atribuições da Corregedoria Regional Eleitoral, está acompanhar o processamento das operações que serão comandadas pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE/RN, que irá instalar soluções necessárias para o funcionamento das Zonas Eleitorais remanejadas.



DHPP prende suspeito de assassinar homem no bairro Nova Descoberta

Thiago Rodrigues Silva foi preso acusado de homicídio

Uma equipe de polícia civil da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com o apoio da 5ª Delegacia de Polícia, prendeu, nesta terça-feira (22), Thiago Rodrigues Silva, vulgo “Chuck”, 21 anos, suspeito do homicídio contra Kleyber Chagas da Silva, ocorrido no bairro Nova Descoberta, no dia 27 de fevereiro de 2016.

No crime, Kleyber estava com a sua companheira, quando Thiago teria feito uma pergunta à vítima, e após a sua resposta, ele, que estava acompanhado de um outro indivíduo, realizou disparos de arma de fogo. Thiago foi preso em cumprimento de mandado de prisão temporária, sendo encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita apoio da população, através do disque denúncia de número 181, para a localização do homem que estava com Thiago no momento do homicídio.



Governador vistoria obras do Centro de Convenções e Museu da Rampa

Governador vistoria obras do Centro de Convenções e Museu da Rampa

Mais duas obras serão entregues pelo Governo do Estado para impulsionar o turismo e a economia do Rio Grande do Norte. Na manhã desta terça-feira (22), o governador Robinson Faria, acompanhado por secretários de Estado, fez uma vistoria no Centro de Convenções e no Museu da Rampa, em Natal, que passam por reformas.

O Centro de Convenções, na Via Costeira, está com 50% dos serviços executados. Um novo pavilhão de eventos multiuso está sendo construído e a área do centro passará de 14,2 mil m² para 23,6 mil m². O investimento é de R$ 35 milhões.

Robinson Faria destacou que com a reforma, o local ampliará a capacidade de 6 mil para 12 mil pessoas, atraindo grandes eventos para a capital potiguar. “Nosso governo é parceiro do turismo e vem investindo cada vez mais no principal setor econômico do Rio Grande do Norte. Com o Centro de Convenções ampliado, será possível sediar eventos de grande porte, como a Campus Party, em 2018, que terá uma média de 50 mil visitantes passando por aqui“, ressaltou o governador.

Continue lendo



Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante prende suspeito por homicídio

Josivan de Araújo Rocha foi preso em São Gonçalo do Amarante

Policiais civis da Delegacia de São Gonçalo do Amarante prenderam, nesta terça-feria (22), Josivan de Araújo Rocha, vulgo “Danda”, suspeito de matar Iran Rogério da Apresentação, e de tentar matar Francimary da Cruz Vieira, em dezembro de 2016, no município de São Gonçalo do Amarante. Segundo investigações, no dia do crime, o suspeito estava em um automóvel com as vítimas e as surpreendeu com disparos de arma de fogo.

A motivação para o crime seria uma antiga discussão de trânsito entre Josivan e Iran. Josivan foi preso e autuado pelo crime de homicídio, sendo encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.



Deputado Felipe Maia alerta “números alarmantes” na violência do RN e pede apoio de Congresso Nacional

Deputado Felipe Maia alerta “números alarmantes” na violência do RN e pede apoio de Congresso Nacional – (Foto: Toninho Barbosa)

Nesta terça-feira (22), o deputado federal Felipe Maia (DEM) proferiu discurso no Plenário da Câmara alertando “os números alarmantes” de registros de roubos a carros e homicídios no Rio Grande do Norte. De acordo com o parlamentar, a segurança pública é uma pauta que deve ser priorizada no Parlamento Brasileiro.

Mais uma vez, não hesitei em pautar o meu discurso na segurança pública do meu estado. O aumento da violência nas ruas tem assustado a população potiguar. Em 2017, já foram registrados mais de 5 mil roubos a carros e mais de 1.500 homicídios, fazendo com que o Rio Grande do Norte ocupe o terceiro lugar no ranking dos estados mais perigosos do país. É preciso uma mobilização geral do Parlamento Brasileiro para aprovação de matérias focadas na segurança pública dos estados”, disse Felipe Maia.

O deputado destacou ainda que o Rio Grande do Norte precisa aumentar o efetivo de policiais para combater a violência. “Estamos em uma situação crítica, com um efetivo insuficiente das Polícias Militar e Civil e com poucos armamentos e munições para conter a violência que se espalha cada vez mais pelo estado. Na última quinta-feira, a bancada federal articulou junto ao Presidente da República, Michel Temer, o envio de uma equipe da Secretaria de Segurança Pública para o RN, para que seja alinhado com a Secretaria de Segurança do estado um plano estratégico emergencial para o combate à violência”, explicou o deputado.

Durante o meu discurso, Felipe Maia aproveitou a presença do Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para cobrar a inclusão na pauta do Plenário os Projetos de Lei que direcionados para essa temática. Segundo ele, é preciso “tornar a Lei Penal mais rígida e valorizar os profissionais atuam na área de segurança pública”.



Presidente do CBH-PPA convoca segmentos a se unirem na cobrança pelos recursos para sistemas-adutores no Seridó

Presidente do CBH-PPA convoca segmentos a se unirem na cobrança pelos recursos para sistemas-adutores no Seridó

Em reunião provocada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Assu, nesta terça-feira (22) no escritório da CAERN em Natal, foram discutidas várias alternativas para ajudar no abastecimento das cidades do Seridó. Da reunião participaram o presidente e toda diretoria técnica da Caern, secretário da Semarh, Diretor Presidente do IGARN, representante da prefeitura e Câmara municipal de Caicó e Presidente da AMSO.

Na reunião o presidente do CBH-PPA, José Procópio de Lucena fez uma exposição para os presentes das alocações de água realizada em reservatórios do Seridó e das propostas elencadas nestas reuniões para dar maior segurança hídrica aos sistemas de abastecimento d’água da região, em especial para Caicó.

Procópio concluiu que o problema não é simplesmente de água, mas também de  vontade política, recursos financeiros e projetos que precisam ser concluídos, com possibilidades de abastecer as cidades da região.

Pelo menos três sistemas-adutores estiveram na pauta discutida na reunião de hoje. Um deles o da Serra de Santana que tem possibilidade de abastecer várias cidades, o outro o sistema-adutor de Parelhas, com condições de abastecer Jardim do Seridó, Ouro Branco, São José do Seridó e Cruzeta, e o sistema-adutor da Barragem Carnaúba, que quando estiver concluído irá abastecer as cidades de Caicó, São Fernando e Timbaúba dos Batistas.

Continue lendo



Mamulengo e contação de história foram atrações no Projeto Educação Patrimonial

Mamulengo e contação de história foram atrações no Projeto Educação Patrimonial

Alunos da Escola Municipal Walfredo Gurgel, em Caicó, foram recepcionados na Casa de Cultura Popular com atrações alusivas ao Dia do Folclore, celebrado nesta terça-feira (22). Acompanhando os alunos estavam professores da escola, guia de turismo, e equipe da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que desenvolvem o Projeto Educação Patrimonial, em parceria com a secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

Na Casa de Cultura, houve apresentação de mamulengo com o arte-educador Júlio César, que introduziu o Curupira nas histórias. As crianças também ouviram lendas através da contação de história com a professora Socorro Araújo, que destacou a lenda da serpente do Poço de Sant’Ana. A ação é fruto da parceria entre Município de Caicó e Casa de Cultura.

Antes de chegarem ao Sobrado de Padre Guerra, onde funciona a Casa de Cultura, os alunos estiveram visitando o patrimônio histórico cultural de Caicó. O Projeto Educação Patrimonial continua no decorrer do ano letivo, sempre com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas do município.



Prefeitura de Caicó paga contratados nesta terça (22)

A Prefeitura de Caicó efetuou o pagamento da folha referente ao mês de julho aos servidores contratados temporariamente. O depósito foi realizado nesta terça-feira (24) à categoria.

Vale ressaltar que o Município pagou, no último dia 10 de agosto, a parcela restante de 60% do salário dos servidores referente ao mês de julho. Em 26 de julho, já havia sido creditada a primeira parcela de 40% da folha, como adiantamento para a Festa de Sant’Ana.



Biblioteca Municipal de Caicó comemora Dia do Folclore

Biblioteca Municipal de Caicó comemora Dia do Folclore

Nesta terça-feira (22), acontece noite alusiva ao Dia do Folclore no Projeto Clube da Leitura, da Biblioteca Municipal Olegário Vale, em Caicó, a partir das 19h30. O Clube da Leitura reúne profissionais de diversas áreas e idades, compartilhando sobre poesias, contos e diversificadas obras literárias, em reuniões mensais.

Em comemoração ao Dia do Folclore, o arte-educador Júlio César e a professora Socorro Araújo irão apresentar poesia e contação de história, respectivamente. Durante o encontro, os participantes são convidados a comentarem de forma espontânea sobre lendas do folclore, fazendo inclusive uma ponte entre a infância de ontem e de hoje.

A noite de Clube da Leitura e Folclore é uma realização do Município de Caicó, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.



Justiça Federal do RN reconhece existência de grave desequilíbrio financeiro no Hospital Psiquiátrico Severino Lopes

A Justiça Federal do Estado do Rio Grande do Norte condenou, em primeira instância a União, o Estado e o Município de Natal a reajustarem os valores das diárias hospitalares do Hospital Psiquiátrico Prof.º Severino Lopes. O reajuste determinado tomou como base, os valores estabelecidos pela Portaria nº148/12 do próprio Ministério da Saúde. Essa portaria do MS regulamenta a remuneração das diárias de pacientes psiquiátricos em hospitais gerais, porém, excluía os Hospitais especializados em Psiquiatria.

Na decisão, que ainda cabe recurso, identificou-se uma desigualdade histórica existente na remuneração prevista para custeio de tratamento psiquiátrico em hospital geral e aquela prevista para um hospital psiquiátrico. O fato é que o SUS paga a um hospital geral, que venha a disponibilizar um percentual de seus leitos para tratamento de psiquiatria, até R$300,00 por diária de internação. Enquanto paga a um hospital psiquiátrico, que certamente possui um custo maior para ofertar tratamento especializado, menos que R$50,00 pela diária de internação.

A decisão destaca que o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes é o único hospital psiquiátrico filantrópico de Natal com atendimento pelo SUS, e que, atualmente, encontra-se endividado e ameaçado de paralisação dos serviços em decorrência do desiquilíbrio financeiro identificado.

Desde o ano de 2009 as diárias do SUS estabelecidas pelo Governo Federal, em R$43,73, não são reajustadas. Esse déficit financeiro levou o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes a um grande endividamento com bancos, sendo que apenas com dinheiro emprestado conseguiu se manter em funcionamento.

A sentença proferida pela Justiça Federal do RN se assemelha a outras decisões que vêm sendo tomadas no país, envolvendo exatamente o desequilíbrio econômico e financeiro entre os custos suportados pelos Hospitais Psiquiátricos e os valores que são pagos pelo SUS para o atendimento dos pacientes mais carentes.



Ivonete sugere espaço para atendimento médico ao homem do campo

Ivonete sugere espaço para atendimento médico ao homem do campo

Diante da possibilidade da Secretaria Municipal de Agricultura ser transferida para o Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, a vereadora Ivonete Dantas (PMDB), apresentou indicação que favorece ao homem do campo. Na sessão desta segunda-feira (21), Ivonete sugeriu que a gestão municipal disponibilize um espaço para o homem do campo receber atendimento médico, ou até mesmo possa fazer pequeno repouso.

Na justificativa da vereadora, a melhoria visa dar mais assistência durante as atividades comerciais durante a feira de troca de animais e demais produtos. Vale ressaltar, que muitos não possuem transporte para se locomover às Unidades de Saúde para atendimento de emergência.



Brasil registra 10 estupros coletivos por dia, segundo estudo

Brasil registra 10 estupros coletivos por dia, segundo estudo

Em cinco anos, o número de estupros coletivos mais que dobrou. Entre 2011 e 2016, houve um aumento de 125% nas notificações, passando de 1.570 para 3.526, o equivalente a dez casos por dia em cinco anos. Os dados são do Ministério da Saúde e trazem uma realidade ainda mais alarmante: a de que esses números podem ser ainda maiores. Segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, somente 10% desses casos são notificados. De acordo com a psicóloga e terapeuta cognitivo-comportamental Alline Cristina Silva, existem várias razões para que a vítima sinta medo ou vergonha de falar sobre o ocorrido.

“Existem algumas hipóteses, uma delas é a proximidade entre vítima e agressor. Medo, nesse caso, de expor para a família ou expor na sociedade a situação de abuso, as consequências e até as implicações da denúncia sob a dinâmica social, uma vez que pode afetar o relacionamento com a família, o relacionamento na escola, pode afetar o círculo de amizade e ter outros desdobramentos.”

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, os estados com mais casos notificados de estupro coletivo são o Acre, Tocantins e Distrito Federal, porém nem todos os estados forneceram números. Rondônia, por exemplo, registrou crescimento de 113% nos últimos cinco anos.

No início de agosto, o Senado apresentou um projeto que torna o crime de estupro inafiançável e imprescritível. Isso significa que a vítima poderá denunciar o crime a qualquer momento. Atualmente, a lei determina que a prescrição do crime pode variar de acordo com cada caso.