Entenda as fases de testes e como funcionará a vacina contra o zika

DENGUE 700 AEm novembro deste ano, a vacina contra o vírus zika deve começar a ser testada em animais. Essa fase antecede os testes feitos em seres humanos, a fronteira final para que a vacina possa ser usada na população para combater o vírus que está relacionado a casos de microcefalia em bebês.

“Tenho certeza de que vai funcionar. Estou falando isso de forma concreta, em um tempo menor do que o previsto.” A afirmação é do diretor do Instituto Evandro Chagas, Pedro Vasconcelos, que coordena a equipe paraense que trabalha para desenvolver a vacina contra o zika vírus. Segundo ele, as doses estarão prontas para os testes clínicos em humanos até fevereiro do ano que vem.

Os pesquisadores brasileiros atuam em parceria com a universidade Medical Branch do Texas, nos Estados Unidos. De acordo com Vasconcelos, que também integra o Comitê de Emergência para o Zika e Microcefalia da OMS, as tarefas entre os dois laboratórios foram divididas desde o sequenciamento genético do vírus selvagem até o desenvolvimento da vacina, de modo a acelerar o processo.  (mais…)

Vídeo: Comitê de Bacias não confirma chegada de água de Coremas em Jardim de Piranhas esta semana

Apesar da Caern estimar que o funcionamento da adutora Manoel Torres estará sendo retomado até o final desta semana, o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu, não confirma essa garantia.

A informação é do presidente José Procópio de Lucena, que ontem mesmo fez uma vistoria em quase toda a calha do Rio, e verificou junto com o chefe do escritório da Caern de Jardim de Piranhas, Givanildo Ananias, que a água liberada de Coremas encontrava-se ainda no município de Paulista (PB), com muita dificuldade de descer para Jardim de Piranhas.

País tem primeiro teste rápido nacional para zika; resultado sai em 20 minutos

Teste rápido nacional para detectar zika é apresentado na Bahia e terá resultado em 20 minutos foto Agência Brasil

Teste rápido nacional para detectar zika é apresentado na Bahia e terá resultado em 20 minutos – (Foto: Agência Brasil)

A Secretaria de Saúde da Bahia obteve o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e apresentou hoje (31) em Salvador, o primeiro teste sorológico rápido nacional para detecção do vírus Zika. Assim, o exame que costumava levar semanas terá resultado em até 20 minutos.

O Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destaca que o teste rápido facilitará a vida da população, ao permitir às mulheres, por exemplo, saberem se já foram ou estão infectadas pelo vírus.

Hoje existe uma quantidade de pessoas com sintomas que não têm o diagnóstico definitivo, ou seja, você acha que a pessoa tem a zika, mas pode ser uma outra virose. A partir de agora, principalmente para as mulheres em idade gestacional, ter a informação se ela teve ou ainda não zika é extremamente relevante para a decisão dela, em iniciar uma gestação”, ressalta Fábio Villas-Boas.

Comissões da ALRN debatem projeto do TJRN para construção de presídio

Presidente do TJRN, desembargador Cláudio Santos, participou da reunião na ALRN

Presidente do TJRN, desembargador Cláudio Santos, participou da reunião na ALRN

Deputados estaduais integrantes das comissões de Constituição e Justiça, Finanças e de Administração da Assembleia Legislativa do RN parabenizaram a iniciativa do Tribunal de Justiça potiguar em destinar recursos na ordem de R$ 20 milhões do Judiciário para o Fundo Penitenciário com o objetivo da construção de um presídio com capacidade para 600 presos provisórios no município de Parnamirim. Com a participação do presidente do TJRN, desembargador Cláudio Santos, os membros das comissões realizaram na manhã de hoje (31) sessão conjunta para debater o Projeto de Lei nº 065. A expectativa é de que o projeto vá a votação no Plenário da casa legislativa na próxima semana.

No início da sessão, o presidente Cláudio Santos frisou que a necessidade de segregar os presos da sociedade é crucial e prioritária, estando acima de qualquer necessidade do TJ nesse momento. Santos defendeu ainda que, respeitando a harmonia e independência dos poderes, não se deve perder o foco na urgência para a construção do presídio, aproveitando que já existe um projeto pronto e um local disponível para a construção, ao lado da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP).

O desembargador disse que o TJRN quer ser um protagonista nas questões prioritárias para a sociedade. Ele destacou que a segurança pública depende de investimentos e desejou que a iniciativa do Judiciário possa servir de exemplo de participação nessas questões.

(mais…)

RN alcança meta da Campanha Nacional contra a Influenza

O Programa Estadual de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) comunica que o Rio Grande do Norte alcançou a meta mínima preconizada para a Campanha Nacional contra a Influenza, apresentando uma cobertura vacinal de 80,15%.

Iniciada em 25 de abril, com término nesta sexta-feira (03), a campanha atingiu as seguintes coberturas por grupos prioritários: crianças (74,97%), trabalhador de saúde (107,74%), gestante (68,11%), puérpera (82,26%), idoso (80,53%) e indígena (84,16%).

A meta mínima preconizada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é de 80% para todos os grupos. Assim, gestantes e crianças encontram-se com a menor cobertura. “Considerando que todos os municípios já receberam doses suficientes para o alcance da meta, ou seja, 100% da população prioritária, a Sesap, através do Programa Estadual de Imunizações, mantém a recomendação de que os usuários dos grupos prioritários continuem buscando as salas de vacina para serem imunizados”, informou Zaira Santiago, responsável técnica pelo Programa Estadual de Imunizações.

Segundo a técnica, até o momento, 107 municípios atingiram a meta, para os quais o Estado destina suas congratulações pelo sucesso alcançado.

Eleições 2016: Pré-candidata é condenada por propaganda irregular na internet

Pré-candidata foi condenada pela Justiça Eleitoral em Pernambuco

Pré-candidata foi condenada pela Justiça Eleitoral em Pernambuco

O TRE-PE, por meio do juiz Coordenador da Propaganda Eleitoral, Clicério Bezerra e Silva, condenou Priscila Krause Branco ao pagamento de multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), com fundamento no § 3º, do art. 36, da Lei 9.504/97. Ela também vai ter que retirar da internet quaisquer postagens patrocinadas que façam referência, implícita ou explicitamente, a sua pré-candidatura. (Saiba o que pode e o que não pode na internet aqui)

A pré-candidata, Priscila Krause foi acusada pelo Ministério Público Eleitoral de ter extrapolado os limites permitidos na fase de pré-campanha, pois utilizou propaganda paga no Facebook, através de “publicação patrocinada”.

A sentença foi publicada no Diário Oficial, no dia 26 de maio de 2016.

A decisão do juiz utilizou o primeiro precedente sobre a matéria do TRE-PE como paradigma. “A Corte do TRE-PE entendeu que o que é proibido durante a campanha também não é permitido nos atos de pré-campanha. A propaganda paga na Internet é vedada”, explica o juiz Clicério Bezerra.

(mais…)

Novo estatuto do ITEP é aprovado por unanimidade na Assembleia

Assembleia Legislativa aprova Estatuto do ITEP

Assembleia Legislativa aprova Estatuto do ITEP – (FOTO: Eduardo Maia)

O novo estatuto do Instituto Técnico de Polícia que passa a ser denominado Instituto Técnico de Perícia (ITEP-RN) foi votado em regime de urgência e aprovado por unanimidade pelos parlamentares na sessão plenária desta terça-feira (31). A mensagem do governo chegou à Casa na segunda-feira (30), entregue pessoalmente pelo governador em exercício, Fábio Dantas (PCdoB), ao presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

A mensagem foi analisada em sessão conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), Comissão de Administração, Serviços Públicos e Trabalho e Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) e recebeu emenda modificativa do deputado Nélter Queiroz (PMDB) subscrita por todos os deputados, estendendo os direitos dos servidores do órgão aos servidores públicos cedidos de outros órgãos que já atuavam na instituição há mais de três anos. O deputado Dison Lisboa (PSD), relator da matéria, fez um parecer oral aprovado à unanimidade pelos colegas.

(mais…)

Tripulantes do Potiguar 01 participam de treinamento na Lagoa do Bonfim e apoiam ação da Central de Transplantes

Treinamento da Ciopaier na Lagoa do Bom Fim

Treinamento da Ceiopaer na Lagoa do Bom Fim em Natal

Os tripulantes do Potiguar 01 do Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) participam, na manhã desta terça-feira (31), de um treinamento de salvamento aquático, na Lagoa do Bonfim, na cidade de Nísia Floresta. A ação faz parte do cronograma de atividades de readaptação dos tripulantes que atuam na aeronave.

Na tarde desta segunda-feira (30), os profissionais do CEIOPAER, em apoio a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap),realizaram o transporte de órgãos do heliponto do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante de onde seguiram para receptores nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A ação, coordenada pela Central de Transplantes do RN, envolveu a captação de fígado e rins e ajudarão a salvar vidas.

De acordo com o comandante do CEIOPAR, tenente-coronel Edwin Brito, o acionamento da aeronave Potiguar 01 da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) garante a rápida captação dos órgãos para que atendam o seu propósito.

Saiba mais

Em 2015, as atividades realizadas pelo Centro Integrado de Operações Aéreas registrou um aumento de 120% nas operações policiais, 160% no auxílio às ações do Corpo de Bombeiros e de 375% no atendimento aeromédico pelo Potiguar 01 quando comparado ao ano de 2014.

Divisão de Homicídios prende suspeito que atuava no tráfico de drogas no Bom Pastor

Wigliff Esterperson Fonseca de Oliveira, de 20 anos foi preso pela DHPP

Wigliff Esterperson Fonseca de Oliveira, de 20 anos foi preso pela DHPP

Policiais civis da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam, na manhã desta terça-feira (31), Wigliff Esterperson Fonseca de Oliveira, 20 anos. Ele foi detido em cumprimento a um mandado de prisão temporária por ser suspeito de ter matado William Pereira da Silva, no dia 26 de novembro de 2014, no bairro Bom Pastor, em Natal.

No dia do crime, William Pereira estava acompanhado por um adolescente, que também foi alvo do suspeito, mas que conseguiu sobreviver.

Nossa investigação revelou que Wigliff matou William Pereira devido a uma rixa. No bairro Bom Pastor, Wigliff atuava no tráfico de drogas, sendo ligado à facção criminosa Sindicato do RN”, revelou a delegada Mariana Paes Diógenes. Wigliff Esterperson, que foi preso em um apartamento localizado à rua Jardim do Éden no bairro Planalto, responderá pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio.

PRF realiza primeiro leilão do ano de veículos apreendidos na Paraíba

Motos também serão leiloadas pela PRF

Motos também serão leiloadas pela PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará dia 07 de junho o primeiro leilão de veículos apreendidos do ano de 2016. O evento terá início às 09h, e acontecerá no Auditório do Garden Hotel Resort, em Campina Grande. Motocicletas e automóveis de passeio formam 178 lotes, que serão leiloados como veículos conservados ou sucatas. A maior parte dos veículos é composta por motocicletas, chegando a 95% do total.

São 394 veículos no total que foram recolhidos em fiscalizações aos pátios da PRF por apresentarem irregularidades diversas e nunca foram resgatados por seus proprietários. Eles serão leiloados como veículos divididos em duas classes: os conservados, que são aqueles que poderão voltar à circulação, e as sucatas. Estes últimos não poderão ser colocados em circulação. Nesse último caso, os compradores poderão utilizá-los para desmanche e reutilização das peças.

(mais…)

Inscrições para modalidades individuais dos JUVERNS encerram no dia 10 de junho

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte informa que as inscrições para as modalidades individuais dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (JUVERNS 2016) encerram-se no dia 10 de junho, nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. O termo de adesão e inscrição online estão à disposição no site da SEEL (www.seel.rn.gov.br).

De acordo com coordenador dos jogos, o professor da equipe técnica da SEEL, Fábio Bezerra Costa, as modalidades individuais são: badminton, judô, luta olímpica, atletismo, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, ginástica rítmica e ciclismo.

(mais…)

Espingarda calibre 12 é apreendida em oficina mecânica de Parnamirim

Espingarda de calibre 12 é apreendida em oficina na cidade de Parnamirim

Espingarda de calibre 12 é apreendida em oficina na cidade de Parnamirim

Policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) prenderam nesta segunda-feira (30), na Rua Celso Freie de Paiva, no bairro de Bela Vista, em Parnamirim, um homem identificado como Severino Ramos Firmino, 49 anos, numa oficina mecânica, de posse de uma espingarda calibre 12.

Foi durante a abordagem de rotina que foi constatado que “Carlito”, como é mais conhecido o proprietário do estabelecimento, possuía uma arma de fogo. Severino Ramos e a arma foram conduzidos a 1ª Delegacia de Polícia de Parnamirim para os procedimentos legais cabíveis. A Polícia investiga, agora, se ele tem envolvimento com delitos na cidade.

Caicó: Jovem foi baleado dentro de casa no Bairro Walfredo Gurgel

Sandrik foi baleado dentro de sua casa no Bairro Walfredo Gurgel

Sandrik foi baleado dentro de sua casa no Bairro Walfredo Gurgel

Na tarde desta segunda-feira (31), policiais militares atenderam ocorrência de tentativa de homicídio no Bairro Walfredo Gurgel, zona oeste de Caicó. A vítima foi identificada como Sandrik Samuel Matias, de 18 anos.

De acordo com os informes repassados aos PMs, por volta das 15hs35min, o rapaz foi baleado e conduzido para o Hospital Regional. Quando foi atingido a vítima estava dentro de casa.

Quem atirou estaria em uma janela localizada há dois metros de altura de onde ele estava. Sandrik foi baleado no peito, mas, a bala ficou alojada em um dos joelhos.

Caern instala equipamentos para captação de água no Itans

Caern instala balça no Itans para captação de água para abastecer Caicó - (FOTO: Rosivan Amaral)

Caern instala balça no Itans para captação de água para abastecer Caicó – (FOTO: Rosivan Amaral)

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – Caern, começou na manhã desta terça-feira (31), a instalar uma balça com equipamentos para captação de água no açude Itans em Caicó, para o abastecimento da população.

Adolescente foi assassinado dentro de casa em Jardim de Piranhas

Adolescente foi assassinado em Jardim de Piranhas

Adolescente foi assassinado em Jardim de Piranhas

O adolescente Carlindo Diego da Silva, de 14 anos, foi assassinado com cerca de 15 disparos de pistola calibre 380, no interior de sua residência, na madrugada desta terça-feira (31). Ele morava no Bairro Santa Cecília na cidade de Jardim de Piranhas/RN.

A Polícia Militar foi informada pela família que a vítima estava dormindo quando dois homens entraram na casa e abriram fogo. Ele pode ter sido morto por engando. Informes dão conta que a dupla procurava o irão de Carlindo conhecido como Lucas, que não estava em casa no momento.

O corpo foi encaminhado para o ITEP em Caicó para ser necropsiado, mas, segui para Natal, por causa da falta de médico legista na unidade local.

PRF apreende mil canários em carro com placas de Patos/PB

PRF apreende mil filhotes de canários em carro com placas de Patos PB

PRF apreende mil filhotes de canários em carro com placas de Patos PB

Policiais rodoviários federais resgataram mil filhotes de canários-da-terra com traficante de animais silvestres no KM-240 da BR-110, em Petrolândia (PE), a 429 km de Recife, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. O motorista, que foi preso, conduzia um veículo com placas de Patos, no Sertão da Paraíba, a 307 km de João Pessoa. A abordagem ocorreu no fim da manhã desta segunda-feira (30).

Os pássaros silvestres eram transportados aglomerados em pequenas gaiolas. Questionado pelos policiais, o condutor do veículo, de 60 anos, informou que seguia de Itabuna (BA) com destino a Caruaru (PE).

O homem detido já foi flagrado mais de dez vezes pela Polícia Rodoviária Federal traficando animais silvestres em diversos estados do Brasil. Ele foi preso em flagrante pela PRF pelo transporte de animais silvestres sem autorização, além de maus-tratos que resultaram em morte, pois 15 aves já estavam mortas devido ao transporte inadequado.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Paulo Afonso (BA) e os animais serão levados nesta terça-feira (31) para Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Salvador.

*Fonte: Portal Correio – http://portalcorreio.uol.com.br/noticias/policia/crime/2016/05/30/NWS,278762,8,153,NOTICIAS,2190-CARRO-FLAGRADO-MIL-AVES-SILVESTRES-BAHIA-TRAFICANTE-PRESO.aspx

Carro-forte é atacado por quadrilha no interior do Ceará

Carro-forte é atacado por bandidos no Ceará e polícia procura pelos bandidos

Carro-forte é atacado por bandidos no Ceará e polícia procura pelos bandidos

Um grupo armado assaltou um carro-forte da empresa Corpvs Segurança nesta segunda-feira (30) na cidade de Acopiara, no interior do Ceará. Conforme a Polícia Militar, pelo menos quatro homens participaram do ataque.

A polícia informou ao G1/CE que os suspeitos estavam em uma caminhonete Toyota Hilux branca. Eles interceptaram o carro-forte atirando contra o veículo.

Os seguranças foram obrigados a deixar o carro. O bando explodiu o cofre e em seguida fugiram levando o dinheiro. A polícia não divulgou a quantia levada pelos assaltantes.

Policiais do 10º Batalhão da Polícia Militar, do Comando Tático Rural (Cotar) e da Força Tática de Apoio da PM de Acopiara e de outras cidades vizinhas realizaram buscas pela região na tentativa de prender os suspeitos.

No fim da tarde, o veículo utilizado pelos assaltantes foi encontrado em uma estrada em direção ao município de Mombaça. No interior do veículo foram encontradas diversas cápsulas deflagradas de armas de grosso calibre, como fuzil. No entanto, nenhum dos suspeitos foi preso.

Pesquisa da CNT aponta melhoria de estradas no RN em 10 anos

Melhorias em rodovias do RN garantem segurança para motositas

Melhorias em rodovias do RN garantem segurança para motoristas – (FOTO: Júnior Santos)

Da Tribuna do Norte – No geral, a malha rodoviária pavimentada do Rio Grande do Norte melhorou no período de 2005 a 2015. O índice de ótimo e bom passou de 9,26% naquele ano para 41,23% no ano passado, segundo o Anuário CNT do Transporte 2016, divulgado ontem pela Confederação Nacional do Transporte. O total de quilômetros pesquisados e classificados como ótimo/bom passou de 166 em 2005 para 759 em 2015.

A análise leva em conta o estado do pavimento, a sinalização e a geometria das estradas. No quesito “Pavimento’, em 2015, a pesquisa enquadrou 47% na condição ótima/boa, enquanto 4,9% na ruim/péssima.

Assim como na maioria dos estados brasileiros, no Rio Grande do Norte o que derruba a classificação das rodovias é a geometria, em primeiro lugar, e a sinalização em segundo. Em 2015, apenas 300 quilômetros tinham traçado e condições de segurança adequados. Este é um problema difícil de resolver. Questões como desapropriação de terras e rotas para atender conveniências políticas de mais de meio século atrás, algumas vezes, atropelavam os critérios técnicos.

A pesquisa da CNT não aponta causas, mas a melhoria na qualidade das estradas federais do RN já foi atribuída em levantamentos anteriores ao recapeamento nas BRs 304, 226, 405 e 406 e, principalmente, na duplicação da BR-101, de Parnamirim até a divisa com a Paraíba.

No RN, segundo a CNT, a malha rodoviária pavimentada (estradas federais e estaduais) é de 4.554 mil quilômetros. A pesquisa foi feita em 1.841 km.

Bendine renuncia à presidência e ao Conselho da Petrobras

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine - Foto: Divulgação

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine – Foto: Divulgação

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, renunciou  ao comando da estatal e ao cargo que ocupava no Conselho de Administração da companhia, em carta enviada nesta segunda-feira (30) aos membros do Conselho. Bendine estava no comando da petroleira desde o ano passado, quando foi nomeado pelo governo da presidente afastada Dilma Rousseff.

Ele ficaria no cargo até que fosse aprovada a indicação de Pedro Parente ao posto, feita na semana passada. Mas o Conselho da estatal terminou sua última reunião sem decidir sobre a mudança.

A assessoria de imprensa da Presidência da República no governo em exercício Temer anunciou no último dia 19 que Parente seria o novo presidente da Petrobras. O anúncio ocorreu após sua ida ao Palácio do Planalto para conversa com o presidente em exercício. (mais…)

Com 5,33% da capacidade, Itans passa a abastecer Caicó em sistema de rodízio

Açude Itans, até a manhã desta sexta-feira, 81 centímetros de água

Açude Itans volta a abastecer Caicó

Nesta segunda-feira (30), o Itans em Caicó, estava com 4 milhões, 3760 mil metros cúbicos de água, o que representa 5,33% de sua capacidade. O reservatório, de acordo com Eduardo Farias, diretor do Dnocs, perde quando em dias ensolarados e com vento, cerca de 1 centímetro por evaporação.

Nessas condições, a Caern, vai ligar o sistema adutor do Itans nesta terça-feira (31) para abastecer em sistema de rodízio, a cidade de Caicó. A confirmação foi dada por Rosy Gurgel, diretora-regional do órgão.