Alta dos combustíveis e garantia de fornecimento impulsionam mercado GNV

Gás natural tem aumento de procura nos últimos dias

A procura pela conversão de veículos para Gás Natural Veicular (GNV) aumentou no Rio Grande do Norte com a disparada do valor da gasolina nos postos de combustíveis em todo o Brasil. Como resultado, no primeiro quadrimestre de 2018, o número de conversões para GNV aumentou 50,72% com relação ao mesmo período do ano passado, segundo estatísticas oficiais do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN). Nos meses de janeiro a abril de 2018, foram realizadas 526 conversões. Em 2017, os mesmos meses registraram 349.

A procura dos motoristas pela conversão de veículos para GNV é tanta que na convertedora GN Automotivo, credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), só é possível agendar o procedimento para a terceira semana de junho. “Sempre que a gasolina sobe, aumenta a procura porque o GNV vale muito a pena”, destaca Ana Marta Morais, proprietária da convertedora. Atualmente, o Rio Grande do Norte possui uma frota 48.485 veículos movidos a GNV.

Segundo Franciney Souza, gerente comercial da Companhia Potiguar de Gás (Potigás), distribuidora exclusiva do gás natural canalizado no Rio Grande do Norte, a economia é o principal benefício do GNV e, comparado com outros combustíveis, é possível economizar até 56%. Abastecendo R$ 50, por exemplo, pode-se percorrer 210km com GNV. Com esse mesmo valor, a distância cai para 113km utilizando gasolina e 96km usando etanol.

“Além da economia, outra questão muito importante é que o GNV é entregue aos postos de combustíveis diretamente pela rede de gasodutos da Potigás, não sendo necessário nenhum tipo de transporte até os pontos de revenda. Utilizando o GNV, os motoristas não precisam se preocupar com a falta de combustível”, esclarece.

O GNV ainda possui outros benefícios como a baixa emissão de poluentes e a segurança. A popularização do combustível nos últimos anos, aliada ao avanço da tecnologia, fez com que alguns mitos sobre o GNV fossem desfeitos como a perda da potência e a falta de segurança. Para garantir isso, deve ser usado o kit de conversão adequado para cada tipo de veículo. A conversão também precisa ser realizada em uma oficina credenciada pelo Inmetro e efetuadas as manutenções periódicas.