Álvaro Dias fala de crise no setor de pediatria no Estado

Deputado Álvaro Dias destacou crise no setor pediátrico do Estado na ALRN
Deputado Álvaro Dias destacou crise no setor pediátrico do Estado na ALRN – (FOTO: Assessoria de Comunicação da ALRN)

A crise na pediatria no Rio Grande do Norte foi tema do pronunciamento feito pelo deputado estadual Álvaro Dias (PMDB) na manhã desta quarta-feira (8). A suspensão do atendimento de plantão pediátrico no Hospital Infantil PAPI, na Semana Santa, reacendeu a crise no setor. O parlamentar destacou a falta de pediatras nos hospitais públicos e privados e a baixa remuneração repassada aos profissionais.

Está instalada a crise no setor de pediatria nos setores público e privado. Os salários são aviltantes e é preciso uma tomada de atitude para que essa situação seja recuperada. Fazemos aqui um apelo pelas crianças do nosso estado”, disse o deputado.

O parlamentar destacou o caso de uma mãe que aguardou mais de seis horas para que o filho recebesse atendimento na Semana Santa. Natal tem dois grandes hospitais pediátricos que fazem o atendimento de plantão 24 horas: PAPI e Promater. No final de semana, o PAPI suspendeu o atendimento por falta de médicos e a demanda reprimida foi dirigida para a Promater, que mesmo com um plantonista a mais (o comum são dois) teve problemas por falta de espaço físico para atender o grande número de pacientes.