Assembleia discute transporte escolar na Grande Natal

O transporte escolar na Grande Natal será tema de discussão na Assembleia Legislativa, na manhã deste sábado (28). Deputados, sociedade civil organizada e Poder Público participarão do debate que discutirá melhorias nas políticas públicas voltadas ao transportes dos estudantes que residem nos principais municípios que compõem a Região Metropolitana de Natal.

O propositor da audiência, deputado Kelps Lima (SDD), acredita que o incentivo ao uso de transporte escolar gera benefícios diretos e indiretos para toda a população, especialmente dos municípios que enfrentam problemas com relação aos congestionamentos e demais transtornos do trânsito.

Mobilidade urbana hoje é um problema central em Natal e nas maiores cidades. O transporte escolar pode ser um escape para diminuir a quantidade de carros em horário de picos nas principais vias das cidades“, analisou o deputado.

Para incentivar o uso do meio por pais de alunos, Kelps Lima sugere incentivos fiscais às pessoas e empresas que oferecem os serviços, contribuindo para que os preços sejam mais baixos e uma parcela maior da população tenha a oportunidade de optar por usar esses veículos no trânsito dos filhos entre casa e escola.

Um transporte escolar pode evitar que 20 pais tirem os carros de casa em horários fluxo intenso, principalmente nas vias que são caminhos para as escolas. Deve ser uma modalidade incentivada pelo Poder Público e é isso que queremos discutir“, explicou Kelps.

A audiência pública ocorrerá às 9h, no plenarinho da Assembleia Legislativa. Para a discussão do tema foram convidados representantes do setor privado de transporte escolar, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Secretaria de Tributação do Estado (SET), além das secretarias de mobilidade urbana de Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante.