Baixo nível em reservatórios deixam a Caern em alerta

As chuvas insuficientes para encher os reservatórios no inverno de 2018 provocam, neste período do ano, dificuldade de abastecimento em alguns municípios atendidos pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – Caern. As regiões mais afetadas pela crise hídrica são: Oeste, Alto Oeste e Seridó.

Em Caicó, a Caern deixou de captar água, esta semana, pelo açude Itans e está fazendo a captação no rio Piranhas-Açu, em Jardim de Piranhas, com o transporte de água pela adutora Manoel Torres. O Itans que está com 5,27% de sua capacidade ficará como reserva técnica.

Na Região do Seridó a cidade de Cruzeta está em colapso, sendo atendida por carro pipa, e as cidades de Ouro Branco e São José do Seridó estão com abastecimento parcial porque os poços tiveram redução de vazão.

As prefeituras de Ouro Branco e São José do Seridó estão fazendo o abastecimento por carro pipa das áreas que a Caern não está conseguindo abastecer.

Para atender as cidades de Currais Novos, Acari, Bodó, Cerro-Corá, Florânia, Lagoa Nova, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente e Jucurutu, que são abastecidas pelo Sistema Produtor Integrado Serra de Santana, a Caern precisou realocar o ponto de captação na Barragem Armando Ribeiro, afastando 3km do ponto anterior.

A Caern orienta que a população faça o uso racional da água disponível, principalmente, porque os prognósticos apontam que há uma atuação do El Niño, que prejudicará o inverno de 2019.

Confira o quadro de abastecimento

COLAPSO – 07 CIDADES

06 no ALTO OESTE

1. ALMINO AFONSO (Em teste)
2. JOÃO DIAS
3. LUÍS GOMES (Em teste)
4. PARANÁ;
5. PILÕES;
6. SÃO MIGUEL;

01 no SERIDÓ

1. CRUZETA

RODÍZIO – 90 CIDADES
ACARI, AFONSO BEZERRA, ÁGUA NOVA, ALTO DO RODRIGUES, ANGICOS, ANTÔNIO MARTINS, ASSÚ, BARCELONA, BENTO FERNANDES, BODÓ, CAIÇARA DE RIO DO VENTO, CAICÓ, CAMPO GRANDE, CARNAÚBA DOS DANTAS, CARNAUBAIS, CERRO CORÁ, CORONEL JOÃO PESSOA, CURRAIS NOVOS, DR. SEVERIANO, ENCANTO, EQUADOR, FERNANDO PEDROSA, FLORÂNIA, FRANCISCO DANTAS, FRUTUOSO GOMES, GUAMARÉ, IELMO MARINHO, IPANGUAÇU, IPUEIRA, ITAÚ, JANDUÍS, JARDIM DE ANGICOS, JARDIM DE PIRANHAS, JARDIM DO SERIDÓ, JOÃO CÂMARA, JOSÉ DA PENHA, JUCURUTU, LAGOA DE VELHOS, LAGOA NOVA, LAJES, LUCRÉCIA, MACAU, MARCELINO VIEIRA, MARTINS, MESSIAS TARGINO, OLHO D´ÁGUA DOS BORGES, OURO BRANCO, PARAÚ, PARELHAS, PASSAGEM, PATU, PAU DOS FERROS, PEDRA PRETA, PEDRO AVELINO, PENDÊNCIAS, POÇO BRANCO, PORTALEGRE, PUREZA, RAFAEL FERNANDES, RAFAEL GODEIRO, RIACHO DA CRUZ, RIACHO DE SANTANA, RIACHUELO, RODOLFO FERNANDES, RUY BARBOSA, SANTA MARIA, SANTANA DO MATOS, SANTANA DO SERIDÓ, SANTO ANTÔNIO, SÃO FERNANDO, SÃO FRANCISCO DO OESTE, SÃO JOÃO DO SABUGI, SÃO JOSÉ DO SERIDÓ, SÃO PAULO DO POTENGI, SÃO PEDRO, SÃO RAFAEL, SÃO TOMÉ, SÃO VICENTE, SERRINHA DOS PINTOS, SEVERIANO MELO, TABOLEIRO GRANDE, TAIPU, TENENTE ANANIAS, TENENTE LAURENTINO, TIMBAÚBA DOS BATISTAS, TRIUNFO POTIGUAR, UMARIZAL, VÁRZEA, VENHA VER, VIÇOSA.