Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Caicó: “Agentes não podem levar a culpa pela inoperância e ineficiência do Estado”, diz advogado

O advogado, Navde Rafael Varela, saiu em defesa dos agentes penitenciários que atuam na região do Seridó, principalmente no Presídio de Caicó. É que esta semana, após a fuga dos presos da unidade, o secretário da Sejuc, Walber Virgolino, deu declarações dizendo que a fuga dos detentos se deu por desleixo dos agentes e policiais militares. O advogado disse que os agentes não podem levar a culpa pela inoperância e ineficiência do Estado e destacou uma série de deficiências que existem no Sistema Penitenciário e especificamente no presídio de Caicó que podem ter possibilitado a evasão dos presos.

Quando foi encontrado o primeiro túnel no Presídio de Caicó, o que aconteceu? Os próprios agentes penitenciários saíram no comercio local pedindo uma esmola, uma ajuda para tapar tão somente a boca do referido túnel. Então, veja bem, desde então, que se sabe da existência de túneis no presídio estadual do Seridó. É bom que se deixe claro, que desde a rebelião quando ocorreu quebra-quebra nos presídios, que não existem grades nas celas do presídio. Os pavilhões estão com os presos da forma como eles querem. No Pavilhão C, existem 87 presos soltos durante o dia e à noite. Curiosamente, as fugas começaram a ser registradas, depois do arrancar das grades“, destaca. Os agentes conseguiram material para fazer o fechamento de parte do túnel. Boa parte de sua extensão está ainda hoje, aberta.

Sobre o trabalho dos policiais, Navde Rafael Varela, destaca que o presídio de Caicó tem 10 guaritas para vigilância dos presos, mas, curiosamente, 6 delas estão desativadas. “As guaritas estão balançando, dando choques, etc.. É por má vontade que os policiais não sobem nas guaritas? Ou é porque falta condição e estrutura? É muito fácil pro secretário chegar e dizer que a fuga foi desleixo dos agentes penitenciários e dos PMs“, contou.

Outro grave problema do presídio de Caicó, é com o gerador de energia elétrica. O equipamento está com o dispositivo que o liga automaticamente, quebrado.

Ninguém sabe que o  gerador do presídio, funciona de maneira precária e que se faltar energia, por exemplo, de 3 horas da manhã, os agentes tem que ir lá dentro da unidade pra fazer a ligação de forma manual, porque o automático dele está quebrado“, relatou.

O advogado finaliza a entrevista perguntando de quem, na verdade, é a responsabilidade pela manutenção dos presídios. “É responsabilidade dos agentes saíram pedindo esmola para tapar os buracos que aparecerem, ou do próprio estado tomar vergonha na cara e resolver o problema? Quem é que está sendo desleixado nesse história? E digo mais, se o Estado não tomar providência para mandar fechar o tal túnel, novas fugas devem ocorrer, inclusive, provavelmente, nesse final de semana, e todas nessa magnitude, de 20, 30 apenados, colocando em risco a população e a credibilidade do sistema. Nós, como associação, queremos que o estado assuma seus compromissos. Nós não queremos bloqueadores de celulares agora. Queremos grades nas celas, guaritas em bom estado, gerador funcionando“, diz.

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp