Caicó apresenta Roteiro Geoturístico do Município em evento nacional

Paizito Dantas representou Caicó no evento

Caicó se fez presente no XII Simpósio Nacional de Geomorfologia – SINAGEO, que ocorreu até esta última quarta-feira, 30 de maio, em Crato, no Estado do Ceará. O evento trouxe o Tema – “Paisagem e Geodiversidade: A Valorização do Patrimônio Geomorfológico Brasileiro” e Caicó apresentou no evento o “Roteiro Geoturístico do Município de Caicó, RN, Nordeste do Brasil”,  resultado do trabalho do turismólogo José da Paz Dantas, e da geógrafa Fernanda Medeiros;  contando com auxílio do professor do departamento de Geologia da UFRN, Dr. Marcos Nascimento.

O evento foi capitaneado nacionalmente pela União da Geomorfologia Brasileira (UGB), reunindo pesquisadores, docentes e discentes, que buscam compreender os relevos e seus processos, no ponto de vista teórico e aplicado, possibilitando debates e troca de conhecimento,  bem como,  o fomento de pesquisas sobre a dinâmica entre os elementos do relevo terrestre e suas relações com seus agentes sociais.

O município de Caicó apresenta significativa diversidade geológica e geomorfológica,  viabilizando assim a elaboração do roteiro geoturístico,  através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a UFRN, tendo o objetivo de inventariar a geodiversidade local para, a partir disso, divulgar e valorizar.

Foram inventariados 10 Locais de Interesse Geológico (LIG) e 02 Locais de Interesses Culturais (LIC) totalizando 12 atrativos: Casa Forte do Cuó, Geossítio Casa de Pedra, Gruta da Caridade,  Casa de Pedra de Caicó, Serrote da Cruz, Serra de São Bernardo, Ortognaisse Caicó, Serrote das Canoas, Pedra do Sino, Poço de Sant’Ana, Cachoeira dos Curumins, e Serrote Grande do Riacho dos Cavalos.