Caicó: Auditório do IFRN sediou audiência pública sobre reuso da água

Vereador, José Rangel de Araújo, puxou a discussão sobre o reúso de água
Vereador, José Rangel de Araújo, puxou a discussão sobre o reuso de água

A reutilização da água é uma das alternativas para a convivência com a estiagem que assola a nossa região. O tema foi abordado em audiência pública, realizada na quinta-feira (12), no auditório do IFRN, em Caicó.

O evento foi uma proposição do mandato do vereador José Rangel (PDT), dentro do Centro de Estudos e Debates da Câmara Municipal. A audiência contou com a participação de dois especialistas nessa área: Dr. Luiz Pereira de Brito, Pós Doutor em reuso de água pela Universidade Politécnica de Catalunya, na Espanha, e Hélio de Andrade, consultor com especialidade na área ambiental e filtros para reuso da água.

A reutilização da água residencial e em condomínios, além de praças, canteiros, como também, na construção civil e na piscicultura, foram abordados durante a audiência pública.

De acordo com o vereador, a ideia de realizar a audiência pública no auditório do IFRN foi uma forma de ampliar a discussão junto a sociedade. O projeto de reuso da água, de autoria do vereador José Rangel, estabelece critérios e padrões de qualidade para água de reuso a ser utilizada na produção agrícola, piscicultura e com fins urbanos.

Essa é uma discussão que pode ter um resultado significativo, principalmente aqui na nossa região, devido os problemas ocasionados pela estiagem. O reuso da água de forma consciente e com orientação técnica vai ajudar no consumo racional e diminuir o desperdício”, afirmou.