Caicó comemora o Dia Internacional da Animação com programação no Centro Cultural

Dia da animação em Caicó

Crianças e adolescentes da cidade de Caicó estão prestigiando o Dia Internacional da Animação, evento que surgiu há 15 anos está sendo realizado pela primeira vez no município potiguar. “Tomamos conhecimento desse evento nacional e fizemos a inscrição de Caicó. Essa é mais uma iniciativa para estimular a formação de público e a produção audiovisual na nossa cidade”, afirmou Raildon Lucena, coordenador local do evento.

O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição de filmes não só nos grandes centros, como também em muitas cidades do interior do Brasil que não tem salas de cinema.

A atividade cultural contou com a presença de representantes de várias escolas caicoenses. O professor Valentim Santos considerou o evento importante por apresentar a produção audiovisual às crianças das escolas públicas. “É uma bela oportunidade de exibir a produção nacional e também uma oportunidade das crianças de escolas públicas conhecerem espaços como o Centro Cultural e serem educadas esteticamente a partir de iniciativas como essa que são tão primorosas”, comentou.

O Dia Internacional da Animação é uma realização da Associação Brasileira de Cinema de Animação, Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura e Governo Federal. A realização local é da Referência Comunicação com apoio do Centro Cultural Adjuto Dias.  As sessões são gratuitas e realizadas em dois turnos (manhã e tarde), nesta sexta-feira (26).