Caicó: Concluída capacitação para agentes de endemias na IV Ursap

Com o objetivo de incentivar a prevenção e controle da dengue no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, encerrou nesta quinta-feira (19) mais uma capacitação para agentes de combate às endemias. Desta vez, o curso, iniciado na última segunda-feira (16) com uma carga horária de 80 horas, contemplou os municípios de Jucurutu, Jardim de Piranhas e Bodó, da IV Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), com sede em Caicó.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Sílvia Dinara Alves, a capacitação abordou temas como a forma de calcular a dosagem apropriada do larvicida a ser aplicado, a coleta adequada das larvas, o preenchimento dos formulários, bem como o caráter educador da ação do agente. “A principal arma contra a dengue é a prevenção e o agente de endemias exerce um papel fundamental nesse processo, já que cabe a ele executar diretamente as ações com essa finalidade, assim como as de controle, sendo responsabilidade do município supervisionar sua atuação”, explica Sílvia Dinara.

Neste ano, essa capacitação já foi realizada em Assu. Além disso, o Programa Estadual de Controle da Dengue vem realizando visitas a diversos municípios do RN, para prestar apoio técnico, a exemplo das realizadas às I e V Ursaps, sediadas, respectivamente, em São José de Mipibu e Santa Cruz, para elaboração do Plano Operativo das ações de combate à dengue para 2015. Outra importante ação do Programa é a prestação de suporte aos municípios referente ao sistema de dados do Programa Nacional de Controle da Dengue. Também foi realizada, neste ano, operação de UBV (carro fumacê) em Currais Novos, Natal, Acari, Parelhas e Carnaúba dos Dantas, conforme os critérios estabelecidos em nota técnica elaborada pelo Programa.

A próxima atividade, prevista para abril, será a realização de capacitações para médicos e enfermeiros no manejo clínico da febre do Chicungunha, em Serra Caiada e Currais Novos.