Caicó: Criança passsa 9 horas em ambulância do Samu antes de ser conduzida para Natal

Ambulância do Samu conduziu criança para a cidade de Natal – (Foto: Willacy Dantas)

Uma criança de 1 ano e 7 meses foi transferida na manhã desta quinta-feira (27) para Natal em uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência – Samu, depois de ficar cerca de 9 horas no interior da UTI Móvel do órgão na frente do Hospital do Seridó em Caicó.

O garoto, Ítalo Daniel da Silva de Medeiros, foi levado para o Hospital Regional por volta das 20 horas da noite de quarta-feira (26) tendo convulsões. Na urgência, ele foi atendido pelos médicos Belísio Neto e Deibi Dantas. Ambos acionaram o Samu para fazer a remoção do mesmo para Natal, inclusive, os procedimentos de regulação foram feitos. Quando os profissionais do Samu chegaram e avaliaram o quadro, informaram que não iriam fazer o transporte da criança. Os médicos do Regional sugeriram que eles (os médicos do Samu) seguissem para o Hospital do Seridó com o objetivo de ter um parecer do médico pediatra de plantão. Chegando lá, decidiram não encaminhar a criança de imediato para Natal por causa de sua situação instável. E, ficaram com o paciente no interior da unidade porque o Hospital do Seridó não tem UTI Pediátrica.

Na manhã desta quinta-feira, os profissionais do Samu decidiram conduzir a criança para Natal, segundo informações, depois que seu quadro clínico teve uma leve melhora.

A falta de estrutura no Hospital do Seridó fez com a unidade fosse usada para manter a criança estável. Ela estava com apenas um dos pulmões funcionando.

O Samu pediu apoio do Helicóptero Potiguar I para fazer a remoção da criança para Natal, mas, foi negado.