Caicó: Equipe que manuseará o tomógrafo do Hospital Regional passa por treinamento

Tomógrafo foi instalado e equipe está sendo treinada para o uso

O tomógrafo teve a sua instalação concluída no Hospital Regional do Seridó, em Caicó, mas, ainda não está funcionando. É que a empresa Siemens tem um protocolo para liberá-lo para funcionar. Além dos vários testes, tem o treinamento da equipe que vai manusear o equipamento.

Em entrevista ao radialista do Sistema Rural de Comunicação, Alexandre Costa, a diretora do Hospital, Maura Sobreira, confirmou que já foram feitos vários testes e que estão na fase de treinamento da equipe, que é o último estagio antes do seu funcionamento definitivo. Ela também disse que o Estado já fez a contrastação do pessoal qualificado para trabalhar com o tomógrafo, como os médicos para emissão de laudos.

A previsão é que nesta semana, seja concluído o treinamento da equipe e os exames comecem a ser feitos.

A diretora frisa que existem orientações a serem seguidas sobre a regulação e realização dos exames de tomografia. “Nesse primeiro momento, a oferta vai ser para pacientes internos do Hospital Regional do Seridó, a partir de solicitação médica e da autorização do núcleo interno de regulação. Também poderão fazer os exams, os pacientes do Hospital Mariano Coelho, de Currais Novos. Somente passada a pandemia é que os pacientes que estão em situação de ambulatórios, poderão realizar tomografias aqui, se for solicitado por profissional médico. Esses pacientes são aqueles que esperam em casa por procedimento eletivo. Ainda vai se ajustar pactuação dos gestores das cidade da região”, afirma.

O Governo do Estado investiu não só na instalação do equipamento, mas, também, no espaço que é o Centro de Diagnóstico de Imagens.