Campanha antirrábica aconteceu no último sábado em Caicó

A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó desenvolveu durante o último sábado a campanha antirrábica 2016. A ação aconteceu em vários pontos da cidade e reuniu toda a equipe do Centro de Controle Zoonoses – CCZ da secretaria. Durante todo este sábado, considerado o dia D da campanha, vários proprietários de animais levaram seus cães e gatos para a vacinação, o que demonstrou a importância da campanha para o município de Caicó. Atualmente, o município tem uma média de 8.286 cães e 4.016 gatos.

Dessa forma, considerando o poder de transmissão do vírus rábico entre os animais de estimação e que os mamíferos silvestres raivosos podem ser fonte de infecção dessa doença, devemos proteger os cães e gatos vacinando-os contra raiva anualmente”, afirma Gustavo Solano, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses.

Ainda de acordo com ele, “tivemos um dia bastante produtivo e conseguimos vacinar os cães e gatos do município. Aproveitamos para informar que aqueles que não puderam levar os seus animais, nós temos vacina disponível para toda população poder vacinar seus respectivos animais“, explicou.

No RN, o último caso de raiva humana ocorreu em 2010, mas são registrados, anualmente, em média 27 casos de raiva animal diagnosticados laboratorialmente. O caso de raiva humana de 2010 teve como animal transmissor um morcego, animal que é o mais acometido pela doença (52,82%). Em 2016, dos 14 casos diagnosticados no estado, 10 ocorreram em morcegos.