CBF proíbe realização da Copa Sul-Minas-Rio

Reunião definiu por proibir a realização da Primeira Liga
Reunião definiu por proibir a realização da Primeira Liga – (FOTO: Divulgação/América-MG)

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) proibiu a realização da Primeira Liga em 2016. A decisão foi anunciada através de comunicado publicado em seu site na tarde desta segunda-feira. A medida surpreende e foi tomada após reunião que contou também com o representante dos clubes, o cruzeirense Gilvan de Pinho Tavares, e o presidente da Ferj, Rubens Lopes, em sua sede, na última quinta-feira. Naquela ocasião, ficou acertada a liberação de duas datas para Flamengo e Fluminense disputarem o torneio. Ainda assim, seguiu em dúvida como ficaria a participação da dupla carioca na rodada final da fase de grupos do campeonato, que se inicia nesta quarta-feira, dia 27.

Em sua resolução, a CBF diz “não aprovar a solicitação para realização de qualquer competição não inserida no Calendário Nacional no ano de 2016, em vista das considerações acima apresentadas“. Ela acrescenta ainda “admitir a realização de jogos amistosos até o dia 30 de janeiro, dentro do período de pré-temporada, já com a anuência das Federações e em respeito às determinações do Estatuto do Torcedor“.

A decisão foi tomada coincidentemente após visita de Rubens Lopes à sua sede, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira.

12 clubes participariam da edição de estreia da Primeira Liga: América-MG, Atlético-MG, Atlético-PR, Avaí, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Figueirense, Flamengo e Fluminense. A competição formada pela entidade, também conhecida como Liga-Sul-Minas-Rio, iria até 31 de março.

Veja aqui a resolução da CBF

*Com informações da ESPN e da CBF