Clica e Confirma destaca as principais mudanças do calendário eleitoral 2020

PodCast, também, está disponível no site do TSE

Já está no ar a 18ª edição do podcast Clica e Confirma, produzido pela Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta semana, o programa destaca as resoluções editadas pela Corte para adaptar o calendário eleitoral à nova data das Eleições Municipais de 2020, reagendadas para os dias 15 e 29 de novembro, em razão da pandemia de Covid-19.

Várias datas do calendário tiveram de ser alteradas, entre elas o prazo para o registro de candidaturas, que terminaria em 15 de agosto e passou para 26 de setembro. E o Clica e Confirma detalha os principias prazos a serem cumpridos por candidatos, partidos e eleitores.

podcast conta ainda um pouco da história da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), que completa 18 anos de atividade. A EJE é responsável pela capacitação profissional de magistrados e servidores da Justiça Eleitoral (JE), bem como pela divulgação da legislação, doutrina e jurisprudência desse ramo da Justiça.

A campanha de incentivo ao mesário voluntário também é destaque da nova edição do podcast, que explica o que fazer para atuar como esse importante colaborador do processo eleitoral. O mesário voluntário é aquele eleitor que, espontaneamente, se habilita a atuar na recepção de votos e na condução dos trabalhos na seção eleitoral, contribuindo para a transparência das eleições e para o fortalecimento da democracia.

Fechando a edição, o Clica e Confirma traz uma novidade lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul: um podcast próprio, que já está disponível nas plataformas de áudio, com notícias do TRE gaúcho e da Justiça Eleitoral.

Clica e Confirma

podcast Clica e Confirma é apresentado pelo jornalista Rimack Souto. Você pode ouvir o Clica e Confirma nas seguintes plataformas de áudio: SpotifyGoogle Podcasts e Apple Podcasts e no Portal do TSE.