Continua impasse quanto ao uso da água do açude de São Fernando; Novo laudo atesta boa qualidade

Água do açude de São Fernando é boa para o consumo aponta novo laudo

Continua o impasse sobre o uso da água do açude público para o abastecimento da população da cidade de São Fernando/RN. Na semana passada, a Caern, proibiu que a água fosse distribuída porque foi identificada (em estudo técnico) a existência de ferro em percentual quatro vezes maior do que o tolerável pela Organização Mundial de Saúde.

Nesta segunda-feira (16), no final da manhã, o Prefeito Polion Maia (PR), quando estava concedendo entrevista sobre o assunto na Rádio Caicó, recebeu informação de um laudo feito por um laboratório contratado pelo Governo do Estado, que a água era de boa qualidade.

Também nesta segunda-feira, o prefeito Polion Maia, encaminhou para a direção regional da Caern, o laudo, acompanhado de ofício, solicitando a volta do abastecimento da cidade com a água do açude. O gestor ainda não foi atendido pelo órgão distribuidor de água. Nesta terça-feira (17), a direção regional estará em Natal com uma nova amostra da água para uma nova análise. Somente depois desse resultado é que poderá tomar uma decisão, ou seja, se libera ou não o uso.

Por outro lado, a gestão municipal de São Fernando, ingressou com uma ação judicial (liminar) para que a Justiça determine (diante do laudo atestando a boa qualidade da água) o seu uso pela população sendo distribuída pela Caern.