Debates e oficinas promovidos pela Mostra de Gostoso mostram importância do cinema

Debate na Pousada Ponteiros em São Miguel do Gostoso

Os debates e oficinas realizados entre cineastas, diretores e público em geral, pela 4ª Mostra de Cinema de Gostoso garantem uma experiência ímpar para seus participantes. Desde o segundo dia da quarta edição da Mostra, que os debates com realizadores acontecem pela manhã na Pousada dos Ponteiros, reunindo um bom público por mais de duas horas.

O estudante Rubens dos Anjos, 19 anos, morador de São Miguel do Gostoso, participa há três das oficinas oferecidas pela equipe da Mostra de Cinema de Gostoso e, sobre os resultados do projeto, ele  ressaltou que: “além de formar o cineasta, forma o cidadão, forma uma pessoa melhor”. O depoimento foi feito durante sua participação no debate deste sábado (18). O jovem dividiu espaço na roda de debates com experientes profissionais do cinema para falar do seu curta “O Grande Ó”, exibido na primeira noite do festival. Estiveram com ele o ator João Pedro Zappa, que interpreta o protagonista do Filme “Gabriel e a Montanha”, bem como o distribuidor do longa, Bruno Beauchamps. Participaram das discussões também a professora Dácia Ibiapina, diretora de “Carneiro de Ouro”, e de Carlos Firmino, diretor de fotografia do curta “Borá”.

O impacto das oficinas na comunidade município foi ressaltado por Eugenio Puppo, um dos organizadores da Mostra de Cinema de Gostoso. Puppo mediou o debate entre os realizadores e, durante as discussões, recordou de uma conversa que teve com o próprio Rubens dos Anjos, que ilustra a relação dos jovens de São Miguel do Gostoso com as oficinas do festival. “Outro dia batendo um papo sobre as coisas e eu falava um pouco muitas pessoas são egoístas, e tal. Aí ele virou pra mim e disse ‘eu também era egoísta, mas eu aprendi com os cursos do coletivo a não ser egoísta’. Então eu acho que isso é uma coisa de formação, plantar a semente nessa molecada e fazer eles desabrocharem”, lembrou Eugenio Puppo.

A 4ª Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso segue até a terça-feira (21), com programação diária. Está dividida em quatro programações paralelas, sendo elas: Mostra Infantil, Mostra Competitiva, Mostra Panorama e Sessões Especiais. Além da tela montada na praia, na qual são transmitidas as Sessões Especiais e a Mostra Competitiva, as demais atividades se espalham pelo Centro de Cultura (Mostra Infantil e Mostra Panorama) e na Pousada dos Ponteiros (Debate com realizadores e convidados). A programação completa está disponível no site do evento: www.mostradecinemadegostoso.com.br/2017/programacao