Decoração natalina na cidade de Natal; Árvore de Mirassol foi acesa

Natal em Natal começou! Na noite de quinta-feira (10), foi acesa a tradicional árvore de Mirassol. Após uma contagem regressiva, os 112 metros da maior árvore natalina do Brasil começaram a iluminar a noite de quem estava presente – além da vizinhança – através das suas três configurações: a primeira consiste no efeito estrobo, quando toda a árvore brilha com efeito de estrela piscando; a segunda é o efeito da espiral, quando essa faz o movimento de baixo para cima até atingir a estrela, que ilumina a camada de fios interna, fazendo-a brilhar; a terceira é quando a camada interna acende amarelo e a espiral acende em branco dando um contraste entre elas.

A Árvore de Mirassol deste ano segue o projeto “Natal em Natal – Cidade da luz”, vencedor do edital público para Decoração Natalina de 2016, promovido pela Prefeitura do Natal. O projeto foi encabeçado pelo arquiteto e urbanista Rafael Oliveira Fernandes e ainda conta com uma equipe formada Leonardo Dias, Lucas Menezes, Renata de Oliveira e Ana Beatriz Duarte, que estiveram presentes no acendimento e receberam uma premiação de R$ 50 mil.

Decoração natalina na cidade de Natal
Decoração natalina na cidade de Natal

São cerca de 70 ambulantes e 36 espaços oferecendo as mais diversas operações gastronômicas, sejam elas regional ou “gourmet”. Toda essa estrutura funcionará de quinta a domingo, juntamente com as apresentações culturais e a casinha do papai noel e ficará aberta ao público até meados de janeiro.

Este ano, a cidade terá outras duas árvores natalinas localizadas na Zona Norte. Além da árvore no entorno do Ginásio Nélio Dias, que está na fase final de edificação e possui 30 metros de altura, uma outra árvore está sendo edificada no Espaço de Lazer Marinho Chagas, no Parque dos Coqueiros, também com 30 metros de altura.

Para a decoração natalina deste ano estão sendo investidos R$ 3,9 milhões. A verba destinada à decoração natalina é vinculada, oriunda da Cosip, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública, e voltada exclusivamente para serviços de iluminação pública, como é o caso da decoração natalina.