Dia de Finados: cemitérios do Grupo Vila receberão mais de 15 mil visitantes

Cemitérios terão programação diferenciada neste dia de finados

Nesta sexta-feira (2), os cemitérios do Grupo Vila no Rio Grande do Norte contarão com a tradicional programação em alusão ao Dia de Finados, também conhecido como Dia da Lembrança. Mais de 15 mil visitantes são esperados para as homenagens aos entes queridos. No Morada da Paz de Emaús, as atividades começam às 8h, com missa do Monsenhor Lucas. Às 10h, será realizada a segunda missa com o Padre Iranildo Augusto e a programação da manhã termina com uma palestra espírita ministrada por César Rocha.

A tarde, será realizada uma missa às 14h e na sequência haverá um culto evangélico às 15h. A última missa do Morada da Paz de Emaús, celebrada às 16h, pelo arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha.

Já no Morada da Paz Zona Norte, antigo Parque da Passagem, a primeira missa começa às 7h30, com Padre Iranilson, e a segunda missa acontece às 9h com Padre Marcelo Coutinho. O pastor Ezequiel Lima realiza um culto evangélico às 10h30. À tarde, a programação conta com palestra espírita às 14h e, às 16h, o Padre Gentil celebra a última missa do dia.

Além das celebrações religiosas, os cemitérios também contarão com violinistas e saxofonistas entoando clássicos por entre os jazigos, enquanto as pessoas fazem suas preces e visitam as sepulturas de seus entes queridos. Ao final da última missa, todos poderão conferir também uma apresentação especial do grupo Harmonium.

Cremação

Outro ponto da programação é a simulação da cerimônia de cremação, para que as pessoas possam ter a oportunidade de conhecer esse tipo de despedida, que conta com recursos de projeção mapeada de forma inédita no Brasil, com o objetivo de tornar o momento memorável para familiares e amigos.

A projeção mapeada possibilita projetar em superfícies irregulares imagens, nesse caso, subjetivas, que criam um ambiente de conforto. Pelo grau de envolvimento que possibilita, o recurso audiovisual consegue gerar conforto e emoção no momento da homenagem que apenas palavras não conseguiriam alcançar. No segmento de serviços funerários, o Grupo Vila é a primeira empresa a utilizar projeção mapeada desta forma no Brasil, lançada no Morada em 2017.

Chá da Saudade

Outra ação que ganhará destaque será o Chá da Saudade, uma iniciativa do Grupo Vila que acolhe pessoas em luto na tentativa de amenizar o sentimento de dor. O projeto é realizado pelo Serviço de Psicologia do Luto e oferecido aos clientes que têm parentes sepultados nos cemitérios Morada da Paz, em Emaús. As inscrições estarão abertas para novos interessados.

Luto infantil

Pelo segundo ano consecutivo, o Morada da Paz apresenta o projeto Turma do Vilinha, que tem a proposta de fornecer informações aos adultos e desmitificar o debate a respeito do luto infantil, valorizando ações que favorecem a expressão dos sentimentos na infância.

Para ajudar as famílias frente ao luto infantil, a programação contará com um espaço onde as pessoas serão recebidas por uma equipe de psicologia do luto, com apresentação de jogos interativos e entrega da cartilha da Turma do Vilinha.

Caicó

Em Caicó, o Morada da Paz também celebra missa com o Padre Tony, a partir das 16h30.

Campanha “Pelo que você é grato”

Durante todo o dia, o público também poderá participar da campanha “Pelo que você é grato”, convidando todos a serem gratos por todos os momentos e aprendizados que tiveram com o ente querido, com alguém que o tenha ajudado no momento difícil da despedida, ou pelo quer que seja.

A iniciativa é da Associação Cemitérios e Crematórios do Brasil (Acembra) e do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep). Neste Dia da Lembrança, haverá ações interativas nos cemitérios Morada da Paz com um painel de assinaturas e tags, onde as pessoas irão escrever sobre “Pelo que você é grato”.

Segundo a psicóloga do Grupo Vila, Mariana Simonetti, ao externar a gratidão, a percepção sobre a vida muda e muitas situações passam a ser mais leves. “Nosso humor, a forma como encaramos a rotina e até como nos relacionamos podem ser melhoradas com o sentimento de externar a gratidão. Ou seja, ser grato nos muda por completo”, explica.

Programação – Dia da Lembrança – 2 de novembro

Morada da Paz Emaús
8h: Missa com Mons. Lucas
10h: Missa com Pe. Iranildo Augusto
10h30: Palestra Espírita (capela central) com César Rocha
14h: Missa com Pe. Jarbas
15h: Culto (capela central) com Pr. Ednaldo Gilmar
16h: Missa com Dom Jaime concelebrada por Cong. José Mário
17h: Encerramento

Morada da Paz Zona Norte

7h30: 1ª Missa com Pe. Iranildo
9h: 2ª Missa Padre Marcelo Coutinho
10h30: Culto com Pr. Ezequiel Lima
14h: Palestra Espírita
16h: 3ª com Missa Pe. Gentil
17h: Encerramento

Morada da Paz Caicó

16h30: Missa com Padre Tony
17h: Encerramento