Docente de Odontologia receberá Título de Professor Emérito da UFRN

Nesta sexta-feira, 7, a administração central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai homenagear mais um docente da instituição. Dessa vez, concederá o título de Professor Emérito a Leão Pereira Pinto, docente com quase 50 anos de atuação no Departamento de Odontologia da Universidade.

A concessão da honraria de Professor Emérito da UFRN é decisão do Conselho Universitário (Consuni) e outorgada a professores e professoras que tenham se distinguido no ensino, pesquisa ou extensão. A entrega está marcada para as 19h, no Auditório da Reitoria, no campus central, em Natal.

Graduado em Odontologia pela UFRN (1962), especialista em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1966) e doutor em Patologia Oral, pela UFRN (1977), Leão Pereira Pinto participou de 32 projetos de pesquisa, publicou 142 artigos e 212 resumos em anais e congressos, além de livro e capítulo de livro. Atuou, também, em comissões examinadoras de 51 dissertações de mestrado, 38 teses de doutorado, 21 qualificações de mestrado e 22 de doutorado. Entre suas realizações está a organização do curso de Aperfeiçoamento em Patologia das Estruturas Orais e Para-Orais, que funcionou de 1971 a 1976, base para a criação do mestrado em Patologia Oral, em 1977, e posteriormente do doutorado na mesma área, em 1996.

Nas funções administrativas exerceu a de pró-reitor de Extensão, vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), coordenador do curso de graduação em Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Patologia Oral. Aposentado compulsoriamente em 2007, o homenageado atua com destaque no Departamento de Odontologia, onde lidera a Base de Pesquisa em Patologia Oral, da instituição.