Em São João do Sabugi, audiência pública torna-se um marco na política local

Audiência pública realizada em São João do Sabugi
Audiência pública realizada em São João do Sabugi

A Audiência Pública na Câmara de Vereadores de São João do Sabugi, sobre a reforma na Praça Antônio Quintino de Araújo, construída em 1952, pode ser considerada um marco no avanço da política e cidadania daquele município.

A audiência realizada na última quinta-feira, dia 25, foi solicitada e presidida pelo vereador Braz Brito. Historiadores, sindicalistas, professores, estudantes e a comunidade em geral, se fez presente, debatendo o projeto que foi apresentado pelo Prefeito Aníbal Pereira de Araújo, através do arquiteto Adriano Pierre.

A população e o prefeito, junto com os vereadores presentes, tiveram um diálogo construtivo, maduro, de forma que foi alcançado o objetivo maior: o consenso em prol do desenvolvimento, em conformidade com a preservação do patrimônio histórico.

O projeto apresentado para a praça tinha incluso arquibancada com banheiros, ao lado do coreto menor da praça, e este coreto apresentava rampas de acesso nas laterais e cobertura. Além destas alterações havia a retirada total dos canteiros, deixando as árvores maiores, e a retirada do coreto maior, conhecido como “dancing”; onde antigamente as pessoas dançavam todas as noites; ao som da difusora do bar da praça.

Após o diálogo entre prefeito, vereadores, arquiteto e as pessoas presentes, foi definido que o coreto “dancing” será mantido, a arquibancada será retirada do projeto e o coreto menor não terá cobertura. Irá permanecer as rampas de acesso no coreto menor e os canteiros serão retirados, mantendo as árvores, havendo inclusão dos antigos bancos da praça.

A cobertura do Espaço de Eventos será substituída e o piso de toda praça também será substituído, inclusive, com piso tátil; que possa favorecer o direcionamento para pessoas com necessidades especiais (deficientes visuais). Já o chamado “Bar da Praça” passa a ser duas lanchonetes.

Está de parabéns a população, o prefeito Aníbal, e vereadores presentes, que souberam exercer, com sabedoria, o exercício da cidadania e da democracia.