Escola Agrícola de Jundiaí realiza AULA INAUGURAL de curso técnico para funcionários da rede pública de ensino

A Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza neste sábado (11) a aula inaugural do Curso Técnico em Multimeios Didáticos destinado a trabalhadores que exercem funções administrativas nas escolas das redes públicas e professores readaptados. O curso é ofertado na modalidade de Educação a Distância através do Programa Profuncionário da Rede e-Tec Brasil.

Com 1500 horas, o curso técnico em Multimeios Didáticos tem como objetivo qualificar trabalhadores para se apropriar, decodificar e mediar o uso dos recursos pedagógicos e tecnológicos na prática escolar.

Para a Coordenadora Adjunta do Profuncionário e-Tec/EAJ/UFRN, Gisllayne Brandão, a oferta dos cursos via o Profuncionário visa a valorização dos profissionais da educação pública. “Ao longo de muito tempo esses profissionais exerceram funções subalternas e desvalorizadas. É um paradoxo as pessoas que trabalham em espaços educativos muitas vezes não conseguirem acessar os seus benefícios, ou seja, boa parte não dispõe de formação. Nesse sentido, o Profuncionário surge no intuito de qualificar os funcionários da educação, mostrando a importância deles no âmbito educativo”.

Segundo a Coordenadora do Curso de Multimeios Didáticos do e-Tec/EAJ/UFRN, Ariane Villela, o curso busca aliar e contextualizar a teoria e prática para a realidade dos alunos. “Com a oferta do Curso de Multimeios Didáticos aproveitamos os conhecimentos anteriores dos cursistas para uma articulação com novas práticas a fim de torna-los capazes de lidar com o avanço das tecnologias e assim atuar de forma mais ativa no ambiente escolar”.

Durante a aula inaugural a ser realizada no Auditório do Ensino Médio, os alunos serão apresentados à plataforma de ensino Moodle e ao regimento interno do Programa.

Seleção

A seleção dos alunos foi realizada através de processo seletivo de Nº 06/2015. Foram ofertadas 70 vagas nos municípios de Macaíba e Ceará-Mirim.

e-Tec Brasil

A Rede e-Tec Brasil é uma ação do Ministério da Educação que tem como foco a oferta de cursos técnicos à distância, além de formação inicial e continuada de trabalhadores egressos do ensino médio ou da educação de jovens e adultos.

Na Rede e-Tec Brasil, os cursos são ofertados através de um sistema de ensino virtual complementado com as atividades presenciais desenvolvidas nos polos de apoio devidamente equipados com infraestrutura necessária destinada aos alunos.