Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Exposição narra a história da Rádio Rural de Caicó

Primeira estação de transmissão da Rádio Rural de Caicó

Por Jefferson Tafarel e E.R. de Agecom UFRN

A primeira edição de janeiro de 2021 da exposição virtual e presencial Rádio Rural foi realizada pelo Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN). Organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), o evento contou com a curadoria da professora de História, Juciene Andrade, em conjunto com a bolsista de Iniciação Científica, Juciene Raquel Siqueira e a pós-graduanda de Mestrado em História dos Sertões do Ceres, Maria Dolores de Araújo. Atualmente, o Sistema Rural de Comunicação é formado pela Rural 102,7 FM, 95,9 FM (de Caicó), Currais Novos 90,9 FM e Rural 1470 AM de Parelhas.

O veículo de comunicação surgiu no dia 1º de maio de 1963, quarta-feira, Dia do Trabalho. Em seus primórdios, ficou conhecido como Emissora de Educação Rural de Caicó. Assim, demarcado pelo compromisso com a educação e evangelização como meio de instigar progresso aos seridoenses. Ao decorrer dos anos, a Rádio Rural tornou-se a maior divulgadora da cultura da região, mantendo alguns dos seus destaques o programa Violeiros do Seridó e o Forró Pela Rural na atualidade. Em 9 de dezembro de 2020, a exposição permanente “Rádio Rural: comunicação, educação e cultura no Seridó” foi lançada, com auxílio do edital Economia Criativa do Sebrae-RN 2020, da Fundação Educacional Sant’Ana e da Rádio Rural.

De acordo com Juciene Andrade, “a exposição nasceu da vontade de contar e disseminar a história da Rádio Rural, por Diego Vale, que apresenta um programa na emissora, Falando por você. Ele submeteu o projeto exposição Rádio Rural: Comunicação, Educação e Cultura no Seridó ao edital nº 03/2020 do SEBRAE”. Como coordenadora de um projeto de pesquisa apoiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq/UFRN), intitulado “História da Saúde e da Educação pela programação do Movimento de Educação de Base (Rádio Rural, Caicó, RN, 1970-1980)”, a professora Vanessa Spinosa, do Departamento de História, indicou o nome de Juciene ao Diego para buscarem compreender o conceito da exposição, que até junho de 2020, permaneceu em caráter presencial.

“Juntamente com a minha orientanda de mestrado Maria Dolores (História dos Sertões – Ceres/UFRN), que possui um projeto sobre o Movimento de Educação de Base (MEB) e a bolsista de Iniciação Científica (Propesq/UFRN) Juciene Raquel, graduanda em História, iniciamos as discussões sobre a experiência do MEB em Caicó, no Rio Grande do Norte e Brasil e, sobretudo, a realização de uma pesquisa histórica de fontes nos arquivos da Rádio Rural, buscamos articular a exposição a partir da noção de estações, levando em consideração as estações do Rádio”, compartilha a docente. Dessa forma, construiu-se a exposição  “Memória e História da Rádio Rural/Caicó”, organizada em seis estações. 

Na Estação 1, “História e Memória da Rádio Rural”; Estação 2, “História e Memória pela programação da Rádio Rural. Os fios de memória tecidas pela programação da Rádio Rural” (a programação mais antiga da Rádio Rural contaria sua história); Estação 3, “História e Memória da Rádio Rural pelo Movimento de Educação de Base e sua relação com a Diocese. A tecnologia a serviço da educação. O Rádio como elemento tecnológico”; Estação 4, “História e Memória da Rádio Rural pela cultura material: fotografias, discografia, telefones, microfones” (Seção de ferramentas evidenciadas na Rádio Rural); Estação 5, “História e Memória da Rádio Rural através de seus discos: relacionar a ditadura/censura”. Através dos discos censurados (com partes riscadas, apagadas), expõem as marcas do controle do que era escutado durante a ditadura; Estação 6, “História e Memória da Rádio Rural pela dimensão experiencial dos afetos: entrevistas com indivíduos que trabalharam na Rádio, no MEB, alunos, locutores”.

Para a professora, a pandemia de Covid-19 “reativou na memória das pessoas a experiência da educação pela Rádio como um elemento tecnológico, uma espécie de precursor de uma educação à distância”. Em 2020, um projeto foi desenvolvido na Rádio Rural em Caicó, intitulado “O EJA em Ação”, que utilizou das ondas sonoras para transmitir aulas aos seus alunos de Educação a Jovens e Adultos (EJA). “A Rádio Rural consiste num importante “lugar de memória” para Caicó, para a região sertaneja do Rio Grande do Norte e Paraíba. Através de sua história, é possível observar as experiências de educação nos anos 70, o rádio foi um elemento mediador do ensino e educação, da construção de novas consciências (incluindo, a consciência sanitária) por meio de sua programação. Neste sentido, em meio aos desafios atuais, em termos educacionais, de saúde e de tecnologias, esta experiência do MEB/Rádio Rural demonstra a importância da comunicação como norte para alcançar grande parte da população”, reflete Juciene.

O projeto foi desenvolvido pela CF Consultoria Projetos e Negócios Digitais, com apoio do Sistema Rural de Comunicação, da agência Referência, de pesquisadores do curso de História do CERES-UFRN e patrocínio do Sebrae-RN. Entrando no site da exposição, é possível conferir galerias de imagens, documentários, depoimentos, a história da rádio e do Movimento Educação de Base (MEB).

Banner Programa Sidney Silva
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube