FAPERN promove encontros para divulgar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em CAICÓ E CURRAIS NOVOS

Na próxima quinta-feira (2), a diretora científica, Maria José Vidal, o diretor de Inovação, Ivanilson Maia, e técnicos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) estarão nos municípios de Caicó e Currais Novos, para promover e divulgar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SCNT). Na oportunidade, os diretores também apresentam os programas e ações desenvolvidos pela FAPERN.

Em Caicó/RN, a reunião ocorrerá às 9h, na sede da 10ª Diretoria Regional de Ensino e Cultura (Dired) e em Currais Novos/RN será às 14h na Câmara de Vereadores. Além dos professores da rede estadual das duas cidades e das proximidades, outras instituições participam das reuniões. Foram convidadas Instituições de Ensino Superior, Câmaras de Vereadores, Câmaras dos Dirigentes Lojistas (CDL), representações locais do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN), entre outras. A FAPERN visa promover esses encontros em todas as regiões do Estado.

A primeira reunião foi realizada em Natal/RN, em 27 de maio, quando representantes de 20 instituições estiveram reunidos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (Sedec) para discutir e planejar a edição 2015 da Semana, visando o estabelecimento de uma rede entre as instituições e parceiros que podem sediar as atividades e sensibilizar as instituições para sua adesão à SNCT.

Além dos diretores, participam da reunião, a coordenadora da SNCT no Rio Grande do Norte, Carla Yara Soares, a assessora de comunicação da Fundação, jornalista Mônica Costa, e a coordenadora de análise de projetos, Gláucia Fernandes, que irão apresentar a importância da Semana e como as varias instituições poderão ser parceiras nas atividades.

As reuniões acontecerão, às 9h, na sede da 10ª Dired em Caicó/RN, que fica localizada na rua Mons. Severiano, número 150 bairro do Penedo. Já a reunião em Currais Novos/RN, acontece às 14h, na Câmara Municipal, que fica localizada na rua Vivaldo Pereira de Araújo, número 161 no Centro.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Na edição 2014 da Semana, o Rio Grande do Norte  realizou 243 atividades, atingindo 43 municípios e a participação de 85 instituições. Com o tema Luz, ciência e vida, a edição 2015 da SNCT será de 19 a 25 de outubro. A meta da FAPERN é que sejam realizadas atividades de difusão científica em pelo menos metade dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

A SNCT tem como objetivo promover a divulgação científica no Brasil e estimular a participação popular no que remete as ações ligadas a Ciência e Tecnologia. Na edição de 2015, a SNCT acontece entre os dias 19 a 25 de outubro, tendo como tema: “Luz, Ciência e Vida”.

As atividades da Semana no Rio Grande do Norte são coordenadas pela FAPERN e suas atividades serão realizadas durante todo o mês de Outubro, em diversas regiões do Estado.