Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

FIES: estudantes pagam aumento ilegal no boleto

Neste ano de 2015, a correção estabelecida para as mensalidades ficou em 6,4% / André Horta / Fotoarena / Folhapress
Neste ano de 2015, a correção estabelecida para as mensalidades ficou em 6,4% / Foto: Folhapress

Estudantes inscritos no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), com direito a 100% de financiamento, estão sendo obrigados a pagar “por fora” aumentos ilegais nas mensalidades.

Segundo o Ministério da Educação, essa cobrança extra é totalmente ilegal, já que as faculdades  que participam do Fies estão obrigadas a cumprir rigorosamente o reajuste de preços definidos pelo governo e, neste ano de 2015, a correção estabelecida para as mensalidades ficou em 6,4%. Índice que, no entanto, está sendo ignorado pela Faculdade Sudoeste Paulista, no interior de São Paulo.

Como confirma uma gravação feita para um dos estudantes durante uma reunião feita com um representante da faculdade. Ele afirmou que mesmo quem tem bolsa de 100% de financiamento é obrigado a pagar um boleto para completar a diferença dos valores das mensalidades.

“Quando vocês começaram o primeiro semestre de 2015, não veio 100% da semestralidade nossa. É o aluno que precisa pagar”, disse o representante nas gravações.

Por telefone, a reportagem da Rádio Bandeirantes conseguiu localizar o proprietário da empresa mantenedora da Faculdade Sudoeste Paulista Alexandre Chaddad chegou a dizer a princípio que não sabia da existência de nenhum boleto extra para estudantes com direito a 100% do Fies, mas, na sequência, o dono da faculdade admitiu a cobrança a mais.

Ele criticou o governo federal por limitar a 6,4%o reajuste das mensalidades. “O governo força a gente a aceitar uma imposição de valor”, falou.

Segundo o Ministério da Educação, os estudantes que forem alvos deste tipo de cobrança irregular, devem formalizar uma denúncia contra a faculdade no site do Fies. O caso, então, será investigado.

Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp