Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha (PE), será restaurada

Iphan vai restaurar Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha, um dos paraísos naturais e símbolos da identidade brasileira, receberá um importante presente em 2018. Nessa quinta-feira, dia 21 de dezembro, será assinada a ordem de serviço para início das obras de restauração da Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, a maior entre todo o sistema fortificado que compõe o conjunto histórico do arquipélago.

A intervenção será realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com recursos de R$10,2 milhões, destinados a uma completa restauração do edifício, além da implantação de áreas voltadas a novos usos, como lojas, cafés, livrarias e outros espaços de uso cultural, a fim de que parte da renda obtida ali venha a ser revertida para a futura conservação do bem. A assinatura da ordem de serviço contará com a presença do diretor do Iphan, Robson de Almeida, da superintendente do Iphan em Pernambuco, Renata Borba, e do administrador de Fernando de Noronha, Luis Eduardo Antunes.

A Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios foi construída por portugueses ainda em 1737, sobre a ruína de um antigo fortim holandês. A edificação foi tombada pelo Iphan ainda na década de 1960 e a última intervenção foi em 2012, quando foi feita uma obra de consolidação emergencial das muralhas e coberturas.

Palácio de São Miguel

Na mesma ocasião, em 21 de dezembro, os representantes do Iphan também irão visitar o Palácio de São Miguel, sede administrativa de Fernando de Noronha (PE). O edifício, que será inaugurado no dia 28 de dezembro, foi restaurado pela Administração do Distrito Estadual, que realizou intervenções na cobertura, tacos originais do piso, escadaria, vitrais e móveis integrados. Assim como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, o Palácio de São Miguel também é parte do Conjunto Histórico do Arquipélago de Fernando de Noronha.

Dr. DINNA Oliveira
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube