FUNASA oferta vagas de estágio curricular à UFRN

Os cursos de Farmácia, Engenharia Civil, Geografia e Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) podem ganhar no próximo ano um novo campo para estágio curricular. A oferta foi feita na última segunda-feira, 5, pelo superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Jairo Sotero Nogueira de Souza, durante encontro com a administração central da Universidade.

O superintendente expôs que a Fundação irá receber em janeiro de 2017, uma “força tarefa” de 12 engenheiros para desenvolvimento de projetos estratégicos de saneamento, usina de tratamento de resíduos, saúde e educação ambiental, controle e tratamento de água potável, prospecção de poços, desastres sanitários domésticos, entre outros. Por isso, a FUNASA necessita urgente da colaboração estudantes dessas áreas de conhecimento, para participar da rotina de trabalho das equipes, explicou Jairo Sotero.

Receptiva à oferta, a pró-reitora de graduação (Prograd), Maria das Vitórias Vieira, informou os procedimentos da instituição em relação às tratativas para estágio. Ao final, a reitora Angela Maria Paiva Cruz agradeceu a iniciativa do superintendente em procurar a UFRN como parceira para a política pública de saúde da FUNASA, órgão do Ministério da Saúde (MS) encarregado de promover a saúde pública e a inclusão social, por meio de ações de saneamento e saúde ambiental.

Na ocasião, Angela Paiva reportou-se à empregabilidade como um problema real do mundo do trabalho e das instituições que formam profissionais, e colocou que o desafio da UFRN é formar profissionais com competências, tendo o estágio como uma das etapas dessa formação.