Governador e secretários de estado recebem MP para discutir sistema prisional

O governador Robinson Faria recebeu representantes do Ministério Público estadual para discutir ações de recuperação do sistema prisional. Ao lado do líder do executivo estadual na reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 20, na Governadoria, estavam os secretários de Planejamento, Gustavo Nogueira; de Infraestrutura, Jader Torres; de Justiça, Edilson de França; e de Segurança, Kalina Leite.

Os promotores – entre eles o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis – elencaram pontos que podem contribuir para mudanças favoráveis no sistema de presídios no Rio Grande do Norte. Na reunião, foi sugerido o reforço estrutural dos pavilhões do presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta, que já estão sendo reformados pelo Estado. A proposta é que eles tenham paredes e pisos reforçados.

Também foi levantado o pleito da reinstalação de guaritas. hoje sem funcionamento, e a implantação do vídeo monitoramento, como uma medida para inibir novas fugas.

Todo o sistema prisional apresenta problemas, mas Alcaçuz é sem dúvida hoje a principal prioridade. Nós veremos o que é possível fazer para que o presídio não fique nas mesmas condições em que estava anteriormente, mas bem mais seguro”, destacou Robinson.

O procurador-geral de Justiça realçou a prontidão do governador em manter um diálogo com o Ministério Público. Também estavam no encontro os promotores Antônio Siqueira, Ana Jovina, Augusto Lima e Luciana Andrade.