Governo autorizou 53 rádios a migrar do AM para FM; Duas são do RN

Governo Federal deu aval para emissoras migrarem para FM
Governo Federal deu aval para emissoras migrarem para FM

O ex-ministro das Comunicações, André Figueiredo, assinou esta semana antes de deixar a pasta, o termo aditivo autorizando a migração de 53 emissoras de rádio AM para a faixa FM.

Presidentes de associações estaduais e radiodifusores de todas as regiões do Brasil compareceram à assinatura do termo aditivo, um dos últimos passos do processo de migração. As rádios agora devem apresentar uma proposta de instalação da FM e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a permissão de uso da radiofrequência. Após a liberação, as emissoras já podem começar a transmitir em FM.

Ao todo, 1.388 das 1.781 rádios AM existentes no país solicitaram a mudança para FM. Desse total, 998 estão na faixa atual e 390 dependem do desligamento da TV analógica para fazer a migração na faixa estendida.

Do Rio Grande do Norte, duas emissoras foram autorizadas nesta leva, ambas pertencentes ao Sistema Tropical de Comunicação. As emissoras autorizadas são: RÁDIO TRAIRY (NATAL-RN) e RÁDIO CULTURA DO OESTE (PAU DOS FERROS-RN)