Hospital de Currais Novos ganha primeira UTI Neonatal do Seridó

O Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), dá continuidade ao processo de regionalização da saúde com a abertura da primeira UTI Neonatal da região do Seridó, que funcionará no Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos. Com recursos próprios o Governo está investindo cerca de R$ 1,5 milhão (um milhão e meio) na construção de 10 leitos da UTI Neonatal, além da reforma e ampliação dos leitos de UTI adulto, passando de quatro para dez.

Os dois espaços contarão com posto de enfermagem, vestiário, área de repouso para servidores e compra de novos equipamentos. A previsão de conclusão das obras é para o final do mês de abril. Os profissionais que irão atuar na unidade serão convocados dentre os aprovados no processo seletivo e concurso público promovidos pela Sesap.

Com a nova UTI Neonatal o hospital irá expandir seus serviços, tornando-se referência na área materno-infantil. No ano de 2017 foram realizados 669 partos na unidade, numa média de 56 partos por mês. “É com muita alegria e satisfação que aguardamos a conclusão das obras da UTI Neo com 10 leitos, ela será pioneira no Seridó, assim como a ampliação dos leitos de UTI adulto. É um investimento que trará um retorno imenso para a população, que receberá um serviço de alto nível”, avaliou o diretor geral do hospital, Nicholas Carvalho.

O hospital realiza uma média de 3 mil atendimentos por mês nas áreas de urgência, emergência, clínica médica e cirúrgica, cirurgias obstétricas e ginecológicas, internamentos clínicos e pediátricos, além dos serviços de odontologia, fonoaudiologia e psicologia clínica.

A unidade possui atualmente 84 leitos, entre cirurgia, clínica, obstetrícia e pediatria clínica, dando suporte a aproximadamente 60 municípios de todo o RN, sendo 25 da região do Seridó. Após as reformas o hospital contará com 100 leitos no total, garantindo um atendimento qualificado aos recém-nascidos, mães e toda a população do Seridó.

Governo Cidadão

O Governo do RN vem investindo ao longo dos anos na qualificação dos atendimentos da área materno-infantil. Através do projeto Governo Cidadão, o Hospital Regional Mariano Coelho recebeu, em 2016, reformas na ala de obstetrícia e alojamento conjunto, além da aquisição de equipamentos. Um total de 1.100 profissionais já foram capacitados em todo o estado, em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na área de pré-natal. Outros quase 200 profissionais receberam treinamento no protocolo da assistência materno-infantil – um manual de condutas clínicas abordando temas relevantes para a prevenção das morbimortalidades de mães e bebês, lançado pela Sesap em 2015.