Itans não teve recarga expressiva em 2019; Emparn ainda vê boas condições para chuvas

Itans não teve recarga expressiva com chuvas de 2019 – (FOTO: Sidney Silva)

O açude Itans em Caicó, continua com o volume morto. Ou seja, não houve recarga com as chuvas registradas neste ano.

De acordo com dados do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte – IGARN, o reservatório está com 1 milhão e 409 mil metros cúbicos de água. Quando está cheio, acumula, 81 milhões e 750 mil m³.

Sobre as chuvas registradas de janeiro até este mês de abril em Caicó, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN, informa que no pluviômetro instalado no ITANS, as precipitações acumularam 470,7 milímetros.

Matéria divulgada na Tribuna do Norte esta semana lembra que estamos a 40 dias do fim do inverno na região do semiárido do Rio Grande do Norte e a expectativa se volta ao o mês de maio para fins de recarga dos açudes e barragens de maior porte — até essa semana acumulando 30,16% da capacidade de reserva.

A Emparn diz que as condições climáticas são boas e apontam para continuidade das chuvas, mas reconhece que o ideal seria um acumulado entre 300mm e 400mm, somente no mês de maio, para elevar essa reserva hídrica a 45%. O mais recente registro de chuvas com essa média, para um mês de maio no RN, foi em 1995.