Jardim de Piranhas inicia vacinação contra HPV; previsão é imunizar cerca de 300 meninas

Vacinação contra o HPV em Jardim de Piranhas
Vacinação contra o HPV em Jardim de Piranhas

De março a abril deste ano acontece em Jardim de Piranhas/RN, a campanha de vacinação 2015, contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), para a prevenção do câncer do colo de útero. A faixa etária foi ampliada e todas as meninas com idade entre 9 e 11 anos devem ser vacinadas.

A primeira etapa será realizada nas escolas públicas e privadas do município onde profissionais da Secretaria Municipal de Saúde aplicarão as doses. A imunização teve inicio nesta segunda-feira (30) e vai percorrer ao longo de 30 dias, 18 escolas da rede pública e privada. A meta é imunizar pelo menos 80% das 344 meninas entre 9 e 11 anos. “Mais uma vez, contamos com o apoio das escolas para sensibilizar os pais e mobilizar as alunas sobre a importância desta vacina para a prevenção de doenças causadas pelo vírus HPV”, avalia o Coordenador da Atenção Básica, George Pereira.

A vacina é gratuita, segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A dose oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a quadrivalente, que protege contra os vírus HPV tipos 6 e 11, que causa verrugas genitais, e 16 e 18, que causam câncer do colo de útero.

Para a proteção ser completa, é importante respeitar o calendário e os intervalos entre uma dose e outra: a segunda dose será seis meses após a primeira, e o reforço, cinco anos depois. As meninas que receberem as doses da vacina contra o HPV poderão integrar a primeira geração livre do câncer de colo de útero, que mata 14 mulheres por dia no Brasil.

Para fortalecer a parceria, foi realizada nesta segunda-feira (30), reunião com a presença de todos os diretores das escolas e equipe técnica da Secretaria de Saúde para discutir e aprovar a estratégia a ser utilizada nas escolas durante a realização da referida campanha.