Judiciário promove evento antidrogas em Cruzeta e beneficia entidades

A comarca de Cruzeta, na região do Seridó, realizará no próximo dia 13 de abril mais uma edição do evento “O Poder Judiciário unido com a população contra as drogas”, resultado da aplicação dos recursos das penas pecuniárias e que também beneficiará instituições que trabalham com a conscientização de crianças e adolescentes quanto ao combate do tráfico e do consumo de entorpecentes.

Temos, hoje, um índice praticamente zero de cometimento de atos infracionais por adolescentes, por exemplo”, comemora o juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, que responde pela comarca de Cruzeta e de Currais Novos.

O evento também abrirá espaço para um concurso de cartazes, com frases antidrogas, voltado a estudantes do ensino fundamental, entre 8 e 14 anos de idade. A ação se dará em frente ao Fórum Municipal de Cruzeta.

Beneficiados

De acordo com o magistrado, desta vez, a arrecadação das penalidades pecuniárias já beneficiou a orquestra filarmônica da cidade, com a doação de instrumentos e equipamentos de informática, e irá ajudar também as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (PROERD Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares do Estado.

Os PMs são treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos, no objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.

Serão doados bens duráveis como filmadoras, datashow, máquinas fotográficas, camisetas, dentre outros itens”, explica o magistrado, ao ressaltar que as instituições beneficiadas precisam, atualmente, por força da Resolução nº 154 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estarem aptas a receber o autor do crime, quando também for necessária uma prestação de serviços à comunidade.