Juiz determina nova totalização de votos em Natal; PT pode perder vaga

Nova contagem de votos é determinada pela Justiça – (Foto: José Aldemir/AgoraRN)

O juiz da 1ª zona eleitoral de Natal Kennedi de Oliveira Braga determinou a realização de uma nova totalização dos votos na capital potiguar. A recontagem pode mudar a situação dos vereadores eleitos para a Câmara Municipal.

A nova totalização será feita durante uma cerimônia pública às 10h da próxima quinta-feira 19, no cartório eleitoral da 1ª ZE. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRT-RN), o procedimento será necessário por causa do deferimento e o trânsito em julgado de alguns registros de candidaturas e a consequente mudança de situação jurídica destes candidatos.

PT pode perder 3ª vaga na Câmara

Com o reprocessamento, algumas mudanças na relação de vereadores eleitos na capital potiguar podem acontecer. Isso porque o PTB estava com dois candidatos sub judice (ou seja, aguardando decisão judicial para o deferimento da candidatura). Por isso, Luciano Nascimento, que recebeu 3.464 votos, e Silvio Dantas, que obteve 1.362 votos, não tiveram os resultados computados no domingo 15.

Se os dois candidatos regularizarem a situação com a justiça, o TRE-RN deve atualizar a contagem. Assim, o partido terá acrescentado 4.826 votos, passando a eleger três vereadores, que seriam Luciano Nascimento, Peixoto e Hermes — de acordo com o quociente eleitoral.

Com a validação dos votos do PTB, o PT deve perder a 3ª vaga na Câmara. A cadeira seria ocupada por Daniel Valença, que recebeu 2.259 votos, ficando atrás de Divaneide Basílio e Brisa Bracchi na legenda.