Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Levantamento quer identificar cindromes e deficiências existentes no Seridó

Márcia Guedes é presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência
Márcia Guedes é presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência

Na semana passada, Caicó, recebeu a Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A edição municipal do evento, teve a escolha de delegados e foi uma preparação para a etapa estadual que ocorre ainda este ano em Natal/RN. Participou da confência, Márcia Guedes, que preside o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência. O Blog conversou com ela sobre os desafios a realidade atual da questão.

O Rio Grande do Norte é o estado com o maior índice de pessoas com deficiência. “Nosso estado é o número 1 no ranking de deficiências no Brasil. Eu penso que é importante que nós tenhamos políticas públicas suficientes para reduzir esses números“, disse Márcia.

Perguntada se o Conselho tinha dados atualizados referêntes à casos de paralisia cerebral, Márcia Guedes, disse que uma pesquisa foi iniciada, mas, a falta de dados repassados pelo Estado atrasa a conclusão. “Nós estamos com um mapeamento em andamento. É um estudo bem aprofundado. Começamos ano passado, mas, infezlimente não concluímos ainda. O Estado não nos deu condições de terminar. Esse mapeamento, nós começamos aqui pelo Seridó, inclusive, Caicó, foi a primeira cidade pesquisada, mas, até agora, não recebemos nenhum dos quesionários enviados. Agora, nós pedimos ajuda do Conselho Municipal de Saúde para tentar terminar“, afirma.

O mapeamento vai informar com detalhes, não só os casos de paralisia cerebral, mas, também, as outras deficiênias existentes, como por exemplo a Cíndrome de Berardinele, que é rara, mas que tem alta incidência no Seridó. No Brasil inteiro existem 250 casos e no Rio Grande do Norte, 40, sendo a maioria no Seridó.

Banner Gov RN
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube