Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Mais de 400 emissoras aguardam liberação do canal FM para migração

Rádios pagam boletos de outorga para migrar para frequência de FM
Emissoras esperam para migrar para o FM – (FOTO: Sidney Silva)

A migração do rádio AM para FM apresenta um número alto de emissoras que ainda aguardam a liberação do canal para dar andamento ao processo.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), 438 emissoras que estão no lote residual esperam pela liberação do canal na faixa atual, compreendida entre 88.1 FM e 107.9 FM.

As emissoras do lote residual devem apresentar as certidões negativas pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) de 25 de junho a 22 de setembro. Para as emissoras do primeiro lote, o prazo para o envio da documentação já foi encerrado.

O MCTIC informou à ABERT que até o momento foram emitidos 201 boletos e 94 já foram pagos. Das emissoras que efetuaram o pagamento, 40 já podem operar na frequência modulada. Das 1388 rádios que solicitaram a migração, 749 emissoras obtiveram canal na faixa atual e já enviaram a documentação.

Muitas emissoras realizaram a troca de equipamentos e estão com a rádio pronta para a migração, mas ainda não receberam o boleto para o pagamento da diferença de outorga. A demora preocupa o setor, e a ABERT vem cobrando do MCTIC mais agilidade no processo de migração.

Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube