Ministério da Saúde amplia faixa etária de vacinação contra o HPV para meninos

Foi anunciado pelo Ministério da Saúde, na terça-feira (20), a ampliação da vacina contra HPV para o público alvo dos meninos. Antes, direcionada aos que estivessem na faixa etária de 12 a 13 anos, a vacinação será disponibilizada a partir de agora para os meninos de 11 a 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

Conforme o Ministério da Saúde, esta ampliação fortalece as ações de saúde na população masculina e possibilita a prevenção da ocorrência dos cânceres de pênis, ânus, garganta e verrugas genitais. Além do mais, a vacinação dos meninos contribui para o aumento da proteção também nas meninas, impactando nas próximas décadas o perfil epidemiológico das infecções atribuíveis ao HPV em ambos os sexos.

No ano de 2016 o Estado do Rio Grande do Norte realizou a administração de 36.081 doses de vacina contra o HPV na população entre 9 a 14 anos e, até o momento, um total de 19.154 doses nesta mesma faixa etária em 2017. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vem intensificando suas atividades em parceria com as Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde a fim de elevar ainda mais a sua cobertura vacinal.