Ministro diz que água do ‘Velho Chico’ chegará ao Ceará em agosto

Ministro teve audiência com senadores

O ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, reafirmou nesta terça-feira (5) o esforço do Governo Federal para cumprir os prazos de conclusão do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Durante audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), no Senado Federal, o titular da Pasta garantiu que as águas do ‘Velho Chico’ já beneficiarão o estado do Ceará no mês de agosto e, até dezembro, percorrerão os 260 quilômetros de canais desse eixo.

Nosso acompanhamento tem sido rigoroso. Equipes técnicas estão se revezando em tempo integral para fiscalização dos serviços executados pela nova empresa. Nos trechos mais complexos, a exemplo do Túnel Milagres e da terceira estação de bombeamento – a EBI 3, os trabalhos estão acontecendo durante 24 horas. Estamos priorizando o caminho das águas, pois nossa meta é cumprir os prazos para beneficiar a população o mais breve possível”, disse Pádua Andrade.

A EBI-3, citada pelo ministro, é a maior estação elevatória dos dois eixos – Norte e Leste – do Projeto São Francisco. A estrutura possui 90 metros de altura e bombeará volume de água equivalente a uma piscina olímpica por segundo. A expectativa é que as bombas sejam acionadas até o final deste mês.