Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte inicia Semana da Criança nesta sexta-feira

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte quer repetir o sucesso de público do ano passado com a programação da Semana da Criança, quando recebeu quase mil pessoas por dia, batendo recorde de público no mês de outubro. Este ano, as equipes do Centro de Educação Ambiental, da biblioteca e administração elaboraram uma programação bastante eclética, que vai alcançar todas as faixas etárias e algumas atividades incluirão os pais ou acompanhantes para que haja uma interação maior entre crianças e adultos.

Vários parceiros estão colaborando para diversificar a programação que vai de contação de histórias, apresentações musicais, oficinas, exposições lúdicas a peças teatrais e exercícios funcionais para fazer a criançada deixar o sedentarismo de lado e se movimentar. “Procuramos atender ao máximo o que a criançada gosta de assistir e de participar. Vamos resgatar brincadeiras antigas que os mais novos nem conhecem, vamos oferecer música, teatro e incentivo à leitura, sem esquecer a questão da preservação ambiental, que é um dos objetivos do Parque da Cidade”, explica Jamila Lorena, coordenadora do Centro de Educação Ambiental do Parque da Cidade.

Instituições de ensino e pesquisa como a UFRN, IFRN, SBPC uniram-se a outros parceiros para oferecer conhecimento por meio de experimentos, palestras, exposições de modelos de foguetes e naves e a exposição “Ventos Uivantes”, possível a partir de um conjunto de dispositivos capaz de perceber a velocidade e direção do vento. O incentivo à leitura e as nossas tradições também estão presentes na programação com os contadores de história e Gibiteca Turma da Mônica; espetáculo Boi de Reis, da Casa Durval Paiva; Teatro de Mamulengo da Semurb; Mamulengo da Caern e Gibiteca Turma da Mônica. A programação inclui ainda Teatro e jogos sobre o trânsito; oficinas de brinquedos feitos com material reciclável; oficinas de artes/marionetes e de malabares; brinquedos e brincadeiras populares, além de atividades recreativas, pinturas e musicais, que vão contemplar tanto as crianças que moram na Cidade Nova e bairros vizinhos como as que entrarem pela Av. Prefeito Omar O´Grady.

As atividades acontecerão todos os dias, nos dois horários, para atender o público. A entrada e o estacionamento são grátis e o Parque da Cidade dispõe de segurança 24 horas. “A programação da Semana da Criança visa fortalecer a demanda que já é rotina no Parque da Cidade, que já oferecemos normalmente quando recebemos grupos de estudantes e demais visitantes. Todas as atividades foram elaboradas para que, de maneira lúdica, brincando, as crianças recebam informações que são importantes para o seu dia-a-dia e nós atingirmos o nosso objetivo de oferecer educação ambiental, pesquisa e preservação da fauna e flora”, argumenta Carlos da Hora, gestor do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.