Peregrinos de Sant’Ana saem de Currais Novos na madrugada do dia 19 de julho

“Caicó, sê radiante, o teu sol já despontou! Novos raios te iluminam, Mês de julho já chegou! Multidões a ti acorrem, filhos teus em caravana, Tuas filhas vêm de longe: Peregrinos de Sant’Ana!”

O texto inicial, destacado em negrito, é a primeira estrofe do Hino dos Peregrinos de Sant’Ana. Um grupo de pessoas devotas da padroeira da Diocese de Caicó/RN, a Senhora Sant’Ana, que se reúnem todos os anos para pedir que ela interceda a Deus, que leve suas preces ao Pai. E eles fazem isso caminhando em penitência desde a cidade de Currais Novos até Caicó, há 16 anos. A música é de composição do padre caicoense, Gleiber Dantas.

peregrinos na estrada entre Currais Novos e Acari
peregrinos na estrada entre Currais Novos e Acari

Nesta quarta-feira (10), o Blog Sidney Silva, conversou com Mirna Pacheco, que é uma das fundadoras do grupo. Ela disse mais uma vez que o tudo começou quando ela, seu esposo e alguns amigos pretenderam viajar para fazer o caminho de Santiago de Compostela na Espanha. Pensaram que poderiam fazer um percurso de penitência qui no seu estado. E resolveram que seria de Sant’Ana de Currais Novos para Sant’Ana de Caicó, sempre no mês de julho, época da realização das festividades da padroeira.

Neste ano de 2015, os Peregrinos sairão de Currais Novos, na madrugada do dia 19 de julho deste ano, e a previsão é que cheguem no horário do almoço em Acari. Nesse trecho, a Polícia Rodoviária Federal, dá apoio. No mesmo dia, eles pretendem dormir em São José do Seridó/RN. Todos ficam hospedados na fazenda de João Quirino. De lá, voltam para os locais onde pararam as caminhadas para fazer o percurso. Para entender. Depois de almoçar em Acari, o grupo segue caminhando em direção a Cruzeta. Em determinado trecho e horário, eles param e vão de carro até São José, para dormir. No dia seguinte pela madrugada, voltam para o local onde pararam e retomam a caminhada. Fazem isso todos os dias até chegar o momento de seguirem para Caicó. Na tarde da quarta-feira, dia 22 de julho, eles entram na cidade e se encontram com a procissão das imagens peregrinas que percorreram as zonas urbana e rural em preparação para a festa. Todos são recebidos na Catedral para uma celebração eucarística.

A organizadora, Mirna Pacheco, de 69 anos, é natural de Caicó, formada em Pedagogia. Ela confirmou que a quantidade de pessoas que participarão da caminhada este ano de 2015, é de cerca de 50 pessoas. Das pessoas que começaram o grupo, apenas duas ainda persistem. “Nós temos pessoas que participam em um ano e no ano seguinte não vem, mas, volta depois e assim  vai. Mas, dos que começaram apenas duas, eu sou uma delas. Os demais são pessoas que com o passar dos anos foram conhecendo e decidiram vir se juntar a nós“, disse.

Ela disse ainda que as chegadas nas cidades onde passam os peregrinos é sempre com muita festa. “Nós somos sempre recebidos com muita festa e a chegada em Caicó, é fenomenal. Está a Igreja, está o Prefeito, banda de música e toda a população, é muito gostoso chegar em Caicó“, comentou.

E o refrão do Hino dos Peregrino, é: Espetáculo de fé,no sertão do Seridó! Chega tarde e parte cedo, Quem visita o nosso pó. Peregrino de Sant’Ana, sê bem vindo a Caicó!!!