PMs e bombeiros farão protesto nesta quinta-feira

Policiais militares e bombeiros do Rio Grande do Norte farão um protesto na manhã da próxima quinta-feira (14), no cruzamento do shopping Midway Mall, para chamar atenção sobre a violência contra policiais e a valorização profissional. O ato está sendo organizado pela Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPBMRN) e foi deliberado na manhã desta segunda-feira (11), junto com outra atividade marcada para a próxima segunda (18).

Todos os policiais de folga e de serviço estão sendo convocados para participar do ato público. “Vamos protestar e cobrar das autoridades do Estado providências enérgicas e eficazes em relação à violência, que está penalizando a sociedade e os profissionais de Segurança Pública, bem como vamos exigir mais uma vez condições de trabalho aos militares estaduais”, disse o subtenente Eliabe Marques, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN).

Na próxima segunda-feira (18), o ato será na Governadoria. A motivação, neste caso, é outra: são os “descumprimentos do Termo de Compromisso e Acordo Extrajudicial”, assinado no início de janeiro com o Governo do Estado, para garantir uma série de melhorarias para a PM. Segundo a associação, entre as demandas em atraso estão o pagamento do décimo terceiro salário; a reposição de subsídio; a majoração do vale alimentação (atualmente, em R$ 10); renovação do fardamento; reforma e ampliação das unidades policiais.

*Tribuna do Norte