Polícia Militar confirma mil vagas em concurso

Tribuna do Norte – O edital do concurso da Polícia Militar está previsto para ser lançado até o fim deste mês de outubro, de acordo a secretaria de Administração do Governo do Rio Grande do Norte. O certame, que já sofreu diversos adiamentos, terá mil vagas e deve sair sem a necessidade de ensino superior para os praças. O diploma, por outro lado, será exigido para os oficiais.  O concurso terá vagas reservadas para mulheres, mas este número ainda não foi definido. Atualmente, a Polícia Militar tem cerca de 200 policiais femininas, sendo a grande maioria está concentrada nas atividades administrativas. O número de vagas gerais, inicialmente, estava previsto em 600, mas para foi ampliado diminuir o déficit de quase cinco mil policiais.

No dia 18 de setembro, o governador Robinson Faria declarou que o concurso deveria ser lançado em até 30 dias – prazo que se expira nesta quarta-feira (18). Esta foi a última data estimada, mas o concurso sofre adiamentos desde 2015.

Três dias antes da declaração do governador, a estimativa da Polícia Militar era de que o concurso deveria ser postergado alguns meses até a aprovação da lei de ingresso para aperfeiçoar a seleção. A lei tramita atualmente na Comissão de Cidadania e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, onde deve permanecer até o dia 24. Depois, seguirá para outras comissões, antes de ser aprovada. Neste caso, o concurso que deve ser lançado será de nível médio para os praças porque não houve alterações na legislação.