Por engano, Fifa divulga Messi como ganhador da Bola de Ouro

MESSI NOVO

Oficialmente, o prêmio Bola de Ouro será realizado apenas na próxima segunda-feira, quando se conhecerá o vencedor dotroféude melhor jogador do mundo e, 2015. Mas, acidentalmente, a Fifa colocou em seu site nesta quarta-feira que o ganhador foi Lionel Messi. Segundo o jornal britânico Daily Mail, a referência foi rapidamente apagada logo depois do deslize.

A Fifa não se pronunciou sobre o incidente. Mas o caso levantou suspeitas sobre a forma pela qual a escolha é realizada e se os jogadores sabem ou não de antemão o resultado da eleição. Em 2006, um dos vencedores da noite confessou ao jornal O Estado de S. Paulo que já sabia que era um dos premiados, antes mesmo da noite de gala começar.

Neste ano, a corrida pelo troféu ocorre entre Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar, uma espécie de intruso de luxo no duelo entre os dois craques e que tem marcado a competição desde 2008.

Se confirmada a vitória de Messi, o argentino somaria cinco troféus desde 2009. Cristiano Ronaldo tem três. A última vez que outro jogador sem ser uma das destas estrelas ganhou o título de melhor do ano foi em 2007, com o brasileiro Kaká.

Um quinto troféu para Messi não surpreenderia ninguém. O argentino ganhou todas as competições que disputou no ano com o Barcelona, incluindo a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes. Com 29 anos, ele ainda tem o passe mais valorizado da história, avaliado em mais de 230 milhões de euros, quase R$ 1 bilhão.

Na lista vazada no site da Fifa de forma aparentemente acidental nesta quarta, a vencedora entre as mulheres seria a alemã Célia Sasic. A brasileira Marta, cinco vezes ganhadora deste prêmio, ficou fora do grupo das finalistas da premiação feminina pela primeira vez em 12 anos.