Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Pouca água no Rio Piranhas faz bombas de captação serem desligadas

Bombas de captação no Rio Piranhas foram desligadas por falta de água
Bombas de captação no Rio Piranhas foram desligadas por falta de água – (FOTO: Marcos Dantas)

Com uma vazão pequena liberada do Açude de Coremas no Estado da Paraíba, a água que vem chegando na captação da CAERN em Jardim de Piranhas, já começa a não ser suficiente para abastecer normalmente as cidades de Caicó, Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas. Neste domingo (01), o sistema adutor permaneceu o dia todo desligado e voltou a funcionar somente nesta segunda (02), para as cidades de Caicó e Timbaúba dos Batistas.

A situação está no limite. Está caindo à vazão toda vez que o sistema é ligado. Nesta terça-feira vamos conversar com os prefeitos para fazer uma manutenção no canal que limpamos recentemente, e graças a essa limpeza é que a pouca água vem chegando na captação. A vazão não tem como ser mais aumentada no sistema mãe D’Água Curemas”, disse José Procópio de Lucena, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó/Piranhas/Açu.

Para facilitar a chegada da água, está sendo acordado com a CAGEPA, Agência Nacional das Águas, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ibama, Comitê e prefeitos da Paraíba uma limpeza no trecho de São Bento-Curemas, equivalente a 100 km de rio.

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp