Projeto Realiza Oficina de Fotografia em Comunidade Quilombola em Currais Novos

Oficina de fotografia na Comunidade Negros do Riacho em Currais Novos
Oficina de fotografia na Comunidade Negros do Riacho em Currais Novos

A Comunidade Quilombola Negros do Riacho agora tem um pouco de sua realidade contada através da fotografia. As fotos foram produzidas por crianças, adolescentes e jovens que fazem parte do Projeto RPTV – Educação, Cultura e Comunicação.

O trabalho é resultado da oficina de fotografia, memória e identidade, onde os participantes aprenderam a técnica da linguagem fotográfica e documentaram aspectos da sua realidade e do seu cotidiano.

As fotos estão sendo transformadas em uma série de cartões postais que integrarão o acervo do Ponto de Memória da comunidade quilombola que na cidade de Currais Novos/RN, distante 180km de Natal.

Exercitar o olhar de crianças e adolescentes e fazer com que elas captem através das câmeras aspectos da sua realidade, sem dúvida faz com que esse público comece a enxergar de uma forma mais crítica seu papel de sujeitos protagonistas de sua própria história”, disse Raimundo Melo que é coordenador da iniciativa.

O Projeto RPTV – Educação, Cultura e Comunicação é uma iniciativa do CECOP em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, o Pontão de Cultura e Comunicação e escolas públicas municipais e estaduais. O projeto conta com o apoio do Prêmio Itaú-Unicef e o patrocínio da Petrobras.