Please enter banners and links.


RN tem 40 mortes por Influenza confirmadas em 2019

O Rio Grande do Norte teve 40 mortes confirmadas por Influenza em 2019. O número foi divulgado nesta terça-feira (11) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e é menor do que no mesmo período de 2018, quando foram confirmados 68 óbitos pela doença.

Segundo a secretaria, ao todo foram confirmados 94 casos da doença em laboratório, os quais 68 foram positivos para Influenza A H1N1, 8 para Influenza A, 7 para Influenza A H3N2 e 11 para Vírus Sincicial Respiratório.

Das mortes confirmadas, 13 foram de H1N1, três de Influenza A não subtipada, uma para Influenza A H3N2, cinco para Vírus Sincicial Respiratório, cinco para SRAG não especificado e 17 casos em investigação. O maior número de óbitos ocorreu em idosos (37%), seguido por gestante (27%).

A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi, ressalta que “a vacina é a melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências, devendo ser tomada a cada ano, já que sua composição também varia anualmente, em função de cepas circulantes“. No estado, a campanha de vacinação contra a Influenza alcançou a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.