Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Rosberg vence Hamilton na pista e na tática, em Abu Dhabi

Rosberg largou na frente e segurou pressão de Hamilton para vencer. Foto: AFP
Rosberg largou na frente e segurou pressão de Hamilton para vencer. Foto: AFP

Nico Rosberg fechou o ano mostrando que me 2016 a história pode ser diferente. O alemão largou na frente e se manteve sempre a um passo de distância do companheiro e campeão Lewis Hamilton. O inglês tentou mudar tática, chegou a se aproximar a 1,5s, mas fechou mesmo em segundo. Numa corrida de poucas emoções, como está acostumado, Kimi Raikkonen completou o pódio em terceiro e garantiu o quarto lugar no campeonato de pilotos.

Seu companheiro Sebastian Vettel teve bem mais trabalho até fechar em quarto na corrida, após largar em 15º. Alongou o número de voltas entre as paradas e voltou com os pneus supermacios nos finalmente para passar Daniel Ricciardo e Sérgio Perez. O mexicano fechou em quinto após uma performance impecável com a Force India, enquanto Ricciardo foi a melhor Red Bull em sexto, mesmo com o déficit em retas.

A primeira volta foi o momento mais atribulado da corrida. Lá atrás, Fernando Alonso tocou em Felipe Nasr, perdeu a freada e acertou Pastor Maldonado em cheio na primeira curva, estragando a corrida de ambos. Bottas largou muito mal e foi engolido pela turma de Red Bull e Toro Rosso, além do colega Felipe Massa. A briga dos “touros energéticos” foi furiosa, com alguns pedaços de carenagem sobrando pela pista.

Quem se colocou ali no meio foi Nico Hulkenberg, segurando a pressão de Massa e Daniil Kvyat até completar em sétimo. Massa fez algumas boas ultrapassagens, mas teve a corrida  comprometida pelas paradas de box ruins da Williams. Acabou caindo até o décimo posto, recuperando para oitavo ao passar Kvyat e com a última parada de Romain Grosjean. A Williams fez pior para Bottas, liberando o piloto em cima de Button, causando a quebra da asa e uma punição por saída insegura.

Por falar em Grosjean, o francês foi o grande nome da prova após largar em 18º. O piloto da Lotus fez uma parada a menos e, mesmo assim, nunca cedeu posições em pista, segurando trens de carros mais rápidos. No fim, botou pneus supermacios e foi mostrar aos rivais como se faz. Embutiu em Carlos Sainz Jr. e passou, depois foi atrás de Kvyat e também superou para completar em nono. Kvyat levou o pontinho final do dia.

Bem mais à frente, Hamilton flertou com não parar mais quando era líder com um pit a menos. Mas com os pneus gastos parou e voltou a 12 segundos de Rosberg. Nas primeiras voltas com borracha nova, descontou muita diferença e chegou a mirar o adversário a sete segundos. Mas aí vieram os retardatários e  carga pela liderança acabou. Nico Rosberg venceu pela quarta vez seguida e ao menos deu a dica que ano que vem a encrenca será maior.

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp