Rotary Club de Caicó Centenário promove Ryla em Caicó

O Ryla reúne vários jovens na Escola Walfredo Gurgel - Fotos: Paulo Júnior
O Ryla reúne vários jovens na Escola Walfredo Gurgel – Fotos: Paulo Júnior

Neste sábado, dia 28 de maio, o Rotary Club de Caicó Centenário vai promover o Ryla, um evento importante para aprendizagem e formação do jovem caicoense. O Ryla será realizado no Colégio Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel durante todo o dia e terá a seguinte programação.

Rotary Club de Caicó Centenário-Distrito 4500

LOCAL

ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR WALFREDO GURGEL

POGRAMAÇÃO DO RYLA:

07h00min – Chegada dos organizadores

FOTO 03 700

08h00min – Acolhimento: assinatura da lista de presença e entrega de crachás.

Receber jovens com abraços; sorrisos; carinho; e palavras de boas vindas.

08h30min – Início dos TrabalhosProtocolo; formação de mesa, abertura, Hino Nacional e palavras de boas-vindas pela Presidenta do Rotary Club de Caicó Centenário.

09h00min – Mensagem do Governador; significado do Rotary e do Ryla.

09h15min – Dinâmica de integração a cargo da comissão dos serviços à juventude.

09h30min – Primeira palestra sobre o tema: Motivação da construção da Qualidade de Vida

Ministrante: A COMBINAR

10h30min – chamada para o lanche

11h00min – Segunda palestra sobre o tema: Ética é Cidadania

Ministrante: Psicóloga Maria das Graças Damasceno Leal.

12h00min – Dinâmica de recreação

12h20min – Almoço no local do evento

13h20min – Reinício, todos participantes devem se dirigir para o auditório para a reunião das próximas atividades.

Ainda nesse momento haverá dinâmica para o grande grupo, com um fundo musical bastante animado, estimulando o aquecimento para ajudar aos participantes se libertarem das tensões do primeiro momento.

13h40min – Produção dos trabalhos em grupo (dez grupos com dez pessoas). Cada grupo identificado acompanha seu facilitador.

14h10min – Apresentação dos trabalhos de cada grupo em cartaz, poesias, musica, etc.

14h40min – Avaliação através de ficha entregue pela organização aos participantes, dando total liberdade de fazer críticas ou elogios a qualquer etapa do evento.

15h20min – Entrega de certificados.

16h00min – Encerramento com as palavras da Diretora da Escola, da Presidenta do Rotary e despedida com músicas e abraços no coração.

O que é o RYLA

O RYLA (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil) é um programa intensivo de treinamento para pessoas de 14 a 30 anos de idade, que busca o aprimoramento do caráter e o desenvolvimento da capacidade de liderança. Os jovens selecionados participam de eventos (seminários, workshops, acampamentos) de três a dez dias de duração organizados por rotarianos de um ou vários clubes ou distritos. As despesas são em geral pagas pelos Rotary Clubs que indicam os participantes.

Estes, por sua vez, têm a oportunidade de desenvolver sua autoconfiança, entrar em contato com novos assuntos e pessoas, encontrar-se com líderes comunitários e adquirir habilidades e conhecimentos importantes para sua vida profissional. Por intermédio do programa os rotarianos servem de mentores a jovens que prestam serviços humanitários e contribuem para que estes se tornem líderes comunitários e profissionais.

O RYLA revigora os distritos rotários, inspirados para a prestação de serviços, aumenta o apoio aos projetos locais e forma futuros rotarianos. Lançado em 1959 em Queensland, na Austrália, o RYLA surgiu com um festival de jovens organizado em honra da visita da Princesa Victoria.

Tendo por base a convicção que os rotarianos possuem no potencial dos jovens, o programa passou a oferecer às novas gerações oportunidades de se estabelecerem como líderes e desenvolverem suas habilidades. Adotado oficialmente pelo Rotary International em 1971, este excelente programa beneficia Rotary Clubs e distritos em todo o mundo.

Os eventos RYLA têm os seguintes objetivos:
• Demonstrar o respeito e a preocupação do Rotary com a juventude.
• Capacitar os jovens a desenvolver o papel de líderes de maneira responsável e eficaz.
• Incentivar a liderança contínua e significativa de jovens por outros jovens.
• Homenagear publicamente jovens que prestam serviços à comunidade.

Por Paulo Júnior / Agência de Notícias Correio do Seridó